Curso será ofertado pelo Sistema de Ensino a Distância On-Line (Aulas ao Vivo e Mediado por Tecnologia). As aulas serão aos sábados das 8h às 12h e das 13h às 17h, em média de 02 (dois) encontros mensais.
MÓDULOS
O curso será ofertado em 10 (dez) módulos, totalizando 400 (quatrocentas) horas.
Cronograma acadêmico do curso tem a duração de 18 (dezoito) meses + apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
INÍCIO MARÇO DE 2025
O curso de pós-graduação em Educação Inclusiva com Ênfase na Análise do Comportamento Aplicada – ABA, será ministrado no formato de aulas ON-LINE, aulas ao vivo mediadas por tecnologia.
Ementa: Fundamentos sócio-históricos da educação especial. Educação especial brasileira e sua fundamentação legal. Caracterização da Clientela da Educação Especial.
Ementa: Panorama das deficiências, transtornos de aprendizagem e de comportamento em uma perspectiva clínica e educacional. Princípios da avaliação e intervenção multidisciplinar para os transtornos de aprendizagem e de comportamento.
Ementa: Introdução à educação a distância (EAD). Conceito de educação a distância. Aplicação das tecnologias de comunicação na formação de professores. Legislação básica da educação a distância.
Ementa: Estudo das características fisiopatológicas das deficiências sensoriais, físicas, intelectuais e múltiplas, sua etiologia e suas implicações para o desenvolvimento psicológico dos indivíduos. Aspectos diferenciais para identificação das deficiências, dificuldades e transtornos de aprendizagem e de comportamento.
Ementa: O estudo do comportamento humano com foco na identificação e intervenção de comportamentos disruptivos e desenvolvimento de diferentes áreas (cognitiva, emocional, social, linguagem, autonomia…) em pessoas com Transtornos do Desenvolvimento e Transtornos do Espectro do Autismo. A ciência e as táticas de ensino e intervenção fundamentadas em princípios comportamentais da Análise do Comportamento Aplicada (Applied Behavior Analysis – ABA). Atividades indissociáveis que caracterizam a Análise do Comportamento Aplicada: a intervenção e a pesquisa. A intervenção fundamentada em Análise do Comportamento Aplicada para pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) se inicia com uma avaliação e análise funcional das prováveis variáveis contextuais que influenciam a ocorrência de determinados comportamentos e suas dimensões (por exemplo, frequência, intensidade e duração). Os objetivos de ensino de curto, médio e longo prazo são traçados, a partir da análise funcional inicial, os déficits e excessos comportamentais, em respeito aos critérios de relevância social. Decomposição do objetivo (começando com os de curto prazo), em vários pré-requisitos e habilidades a serem ensinadas. Metodologia de registro e organização das atividades e progressos conquistados nas intervenções que podem ser realizadas em contexto formal, no centro de intervenção, ou em contexto natural, na escola, na casa e em eventos sociais. A Análise do Comportamento Aplicada e sua comprovação científica. A eficácia da intervenção comportamental com pessoas diagnosticadas com TEA e a indissociabilidade da prática e da pesquisa. A importância do contato constante com a literatura internacional e nacional relevante da área, através de periódicos.
Disciplina 1: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA E O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Ementa: O estudo do comportamento humano com foco na identificação e intervenção de comportamentos disruptivos e desenvolvimento de diferentes áreas (cognitiva, emocional, social, linguagem, autonomia…) em pessoas com Transtornos do Desenvolvimento e Transtornos do Espectro do Autismo.
Aula 1: Estudos Recentes sobre o Transtorno do Espectro Autista
Aula 2: Introdução à Análise do Comportamento Aplicada
Disciplina 2: APRENDIZAGEM E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Ementa: A ciência e as táticas de ensino e intervenção fundamentadas em princípios comportamentais da Análise do Comportamento Aplicada (Applied Behavior Analysis – ABA). Atividades indissociáveis que caracterizam a Análise do Comportamento Aplicada: a intervenção e a pesquisa. A intervenção fundamentada em Análise do Comportamento Aplicada para pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) se inicia com uma avaliação e análise funcional das prováveis variáveis contextuais que influenciam a ocorrência de determinados comportamentos e suas dimensões (por exemplo, frequência, intensidade e duração).
Aula 1: Aprendizagem: Princípios Básicos da Análise do Comportamento
Aula 2: Estratégias de Ensino: Ensino Estruturado e Naturalístico
Disciplina 3: PROTOCOLOS DE AVALIAÇÃO INICIAL E ENSINO DE LINGUAGEM E HABILIDADES SOCIAIS
Ementa: Os objetivos de ensino de curto, médio e longo prazo são traçados, a partir da análise funcional inicial, os déficits e excessos comportamentais, em respeito aos critérios de relevância social. Decomposição do objetivo (começando com os de curto prazo), em vários pré-requisitos e habilidades a serem ensinadas. Metodologia de registro e organização das atividades e progressos conquistados nas intervenções que podem ser realizadas em contexto formal, no centro de intervenção, ou em contexto natural, na escola, na casa e em eventos sociais.
Aula 1: Protocolo de Avaliação VB-MAPP: Ensino de Comportamento Verbal
Aula 2: Protocolo de Avaliação Socyally Savvy: Ensino de Habilidades Sociais
Disciplina 4: COMPREENSÃO E INTERVENÇÃO DE COMPORTAMENTOS DESAFIADORES
Ementa: A Análise do Comportamento Aplicada e sua comprovação científica. A eficácia da intervenção comportamental com pessoas diagnosticadas com TEA e a indissociabilidade da prática e da pesquisa. A importância do contato constante com a literatura internacional e nacional relevante da área, através de periódicos.
Aula 1: Compreendendo Comportamentos Socialmente Inadequados, Disruptivos e Estereotipias
Aula 2: Intervenção para Comportamentos Socialmente Inadequados, Disruptivos e Estereotipias
Ementa: Conceitos e caracterização dos jogos, e suas variações ao longo do ciclo vital. Relações existentes entre os jogos e a cultura. Habilidades motoras desenvolvidas por meio dos jogos esportivos. Programas de jogos esportivos adaptados para a escola e a comunidade. Papel do professor de Educação Física nos jogos esportivos adaptados.
Ementa: Contribuições da saúde para a educação (fonoaudiologia, neurologia, psiquiatria, psicologia).
Ementa: Aspectos legais e flexibilização curricular para a aprendizagem. Plano individualizado e estratégias de acessibilidade curricular. Flexibilizações curriculares conforme as necessidades educacionais. Estratégias e procedimentos didáticos pedagógicos. Definição da tecnologia assistiva, segundo a legislação brasileira. Categorias da tecnologia assistiva. Contexto social e escolar a tecnologia assistiva e suas formas de utilização. Recursos de comunicação suplementar e alternativa, como possibilidades de inclusão escolar e social.
Ementa: Identificação de sinais de risco. Rastreio, avaliação e possibilidades de diagnóstico. Intervenção educacional.
Ementa: Fundamentos da metodologia científica. Estudo das problemáticas relacionadas ao profissional da área de saúde na atualidade e que merecem atenção científica. Métodos e técnicas de pesquisa utilizados na área da educação. Comunicação entre orientador/orientando. Estruturação de um trabalho científico: delimitação do tema; estrutura e redação do projeto (Normas ABNT).
Aulas ONLINE ao vivo mediadas por tecnologia, sem necessidade de encontros presenciais.
Após a confirmação da inscrição, nossa equipe entrará em contato para envio dos boletos.
Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista – UNESP (2014). Especialista em Administração, Supervisão e Orientação Educacional pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR (2004). Possui graduação em Pedagogia pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (1996). Sócia-proprietária e Assessora Educacional da empresa de consultoria e formação RSP Integral, atuando na formação continuada de professores, principalmente em palestras e cursos com ênfase na aprendizagem formativa e problemas de aprendizagem. Co-autora do livro: A Pedagogia da Responsabilidade Integral e a BNCC.
Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista – Júlio de Mesquita Filho (2012). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (2007). Possui graduações em Administração pela Faculdade Pitágoras (2013) e Pedagogia pela Universidade do Oeste Paulista (1991). Professora efetiva do Curso de Pedagogia na Universidade do Estadual do Paraná – Campus Apucarana e Coordenadora do Núcleo de Educação Especial e Inclusiva (NESPI).
Doutora em Fisioterapia pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (2019). Mestre em Ciências da Reabilitação pela mesma instituição (2014). Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR (2008). É pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Fisioterapia Pulmonar da UEL (desde 2009), atuante nas linhas de pesquisa: Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), Função Pulmonar, Gasto Energético, Exacerbação Aguda da DPOC, Hiperinsuflação Pulmonar e Atividade Física da Vida Diária.
Mestre em Metodologia para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias pela Universidade Norte do Paraná – PITÁGORAS/UNOPAR (2019). Especialista em Psicopedagogia e Educação Especial pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (2003). Possui graduação em Pedagogia pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina – CESULON (1996). Integrante do Projeto de Pesquisa Estudo do Perfil das Brinquedotecas em Centros Municipais de Educação Infantil Brasileiros (atualmente – UNOPAR).
Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR (2008). Possui graduação em Jornalismo e História pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (1993). Possui experiência na área de Educação, com ênfase nos temas: história, educação, cidadania, sustentabilidade e ensino. Palestrante, conferencista e consultor em Sustentabilidade, Ética, Educação, Formação Humanística e Responsabilidade Integral.
Mestre em Ciências – Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo-USP (2018). Especialista em Análise do Comportamento Aplicada pelo Centro Universitário Filadélfia – UNIFIL (2014). Possui graduação em Psicologia, pela mesma instituição (2012). Atuou na Applied Behavioral Consultant Services (ABCS) em intervenção ABA (Applied Behavior Analysis), sob a supervisão da Drª Gladys Williams em Nova Iorque. Trabalhou também na David Gregory School em intervenção ABA (Applied Behavior Analysis) com crianças autistas em New Jersey.
Mestre em Educação Pela Universidade Estadual de Maringá – UEM (2004).
Possui especializações em Psicanálise pela Universidade Estadual de Londrina – UEL/Instituto Sedes Sapientae – São Paulo (1998) e em Psicologia Clínica e Psicanálise pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (1994). Graduado em Psicologia pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (1992). Psicólogo Clínico desde 1993.
Mestre em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (2019). Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Filadélfia – UNIFIL (2013). Atualmente é gestor de atendimentos clínicos no Grupo Contingência, onde realiza supervisões, aulas e atendimentos focados a crianças com o diagnóstico do transtorno do Espectro Autista, bem como a seus familiares.
Mestre em Exercício Físico na Promoção da Saúde pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR (2018). Especialista em Metodologia da Ação do Docente pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (2007). Possui graduação em Educação Física pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR (2001). Tem experiência na área de Educação Física Escolar.
Possui especializações em Fonoaudiologia pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR (1997) e em Educação Especial pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (1994). Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR (1991). Atualmente é docente do curso de fonoaudiologia da Faculdade Umuarama, supervisora de estágio nas áreas de motricidade orofacial, linguagem e fonoaudiologia hospitalar, e orientadora de artigos acadêmicos.
Doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo (2006). Mestre em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Possui graduações em Fonoaudiologia Pela Universidade Estácio de Sá (1983) e Direito pela Faculdade Pitágoras de Londrina (2012). Atualmente é docente titular do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unopar – Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias e do Mestrado em Ensino da Universidade de Cuiabá – Unic
Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista – UNESP (2011). Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Filadélfia de Londrina – UNIFIL (2004). Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR (1993). Atua como Fonoaudióloga Clínica desde 1993 e na Especialidade de Psicopedagogia Clínica e Institucional desde 2004, com experiência nos seguintes temas: LINGUAGEM ORAL – Avaliação e Intervenção nos Transtornos da Linguagem, da Fala e da Comunicação Social, dentre outros.
Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista – UNESP (2020). Mestre na mesma área pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (2005). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (1992). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional, Currículo, Avaliação e planejamento educacional, Política Educacional.
O curso será composto de 3 passos para a conclusão e obtenção do certificado.
O curso está programado com 10 (dez) módulos de disciplinas, totalizando 400 horas. As atividades estão divididas em auto estudo, pesquisa bibliográfica, leituras complementares, estudos de caso, entre outros procedimentos metodológicos, promovendo a fixação do conteúdo.
O aluno terá acesso ao material disponibilizado pelo professor, cases de estudo e conteúdos extras. O curso será desenvolvido na modalidade de Ensino a Distância On-Line Conectado e Mediado por Tecnologia, será realizada pela plataforma ZOOM. Obrigatoriamente os alunos terão que utilizar equipamentos pessoais para participação da aula on-line, sendo estes: internet com bom desempenho, computador com capacidade para o aplicativo ZOOM, devendo todos os alunos manterem a câmera de vídeo ligada durante todo o período de aula. Não é permitido ao aluno gravar ou fotografar os slides. O material didático de acompanhamento para a aula, será enviado aos alunos pelo coordenador do curso por e-mail na semana que ocorrerá a aula.
Todas as disciplinas e tópicos terão a avaliação como forma de mensuração de nota.
Para ter direito ao CERTIFICADO o aluno deverá cumprir no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) das atividades programadas do curso e atingir média final de 7,0 (sete). Avaliações serão de responsabilidade do professor ministrante da disciplina ou tópico.