Ciente da existência de fatores que distanciam os docentes da Educação Continuada, a proposta é realizar nos municípios a formação continuada, com o uso da Plataforma IDEAAR, para disponibilização de Vídeos e E-books, incrementados por Fóruns e Chats, que podem ser enriquecidos por Mentorias, Palestras e Workshops, mediados por tecnologias ou presenciais.
> 120 horas (6 módulos de 20 VTs + 02 E-books + 24 horas de Fóruns + 06 horas de Chats);
> 132 horas (6 módulos de 20 VTs + 02 E-books + 24 horas de Fóruns + 06 horas de Chats + 12 horas de Mentoria);
> 140 horas (6 módulos de 20 VTs + 02 E-books + 24 horas de Fóruns + 06 horas de Chats + 12 horas de Mentoria + 08 horas de atividades mediadas por tecnologias ou presenciais (Palestra/Oficina).
Ementa: Introdução ao curso. Relação entre BNCC e Astrobiologia. Introdução à Astrobiologia. Origem da área e objetos de estudo da Astrobiologia. Entidades de pesquisa em Astrobiologia brasileiras e internacionais. Periódicos de divulgação científica pertencentes ao campo da Astrobiologia brasileiros e internacionais. Panorama geral de possibilidades futuras em Astrobiologia. Introdução à BNCC. Objetivos educacionais e BNCC. Estrutura da BNCC. Habilidades e competências da BNCC. Letramento científico.
Ementa: Origem do Universo. Teoria do Big Bang. Evidências da Teoria do Big Bang. Estrutura do Universo. Modelos de Universo. Estrutura do Universo e ensino de Ciências. Origem da Terra. Evidências do modelo de formação da Terra. Características da Terra. Origem e estrutura da Terra e ensino de Ciências. Origem da vida. Abiogênese. Biogênese. Hipóteses para a origem da vida na Terra e evidências. Biologia Sintética. Origem da vida e ensino de Ciências. Evolução da biodiversidade. Evidências da evolução biológica. Breve histórico do pensamento evolutivo. Teoria Sintética da Evolução. Evolução biológica e ensino de Ciências. Proteção da biodiversidade. Preservação e conservação. Sustentabilidade. Proteção da biodiversidade e ensino de Ciências baseado em competências e habilidades.
Ementa: Organismos extremófilos. Classificação dos extremófilos com base em parâmetros físicos e químicos. Aplicações de produtos baseados em extremófilos. Técnica de Reação em Cadeia da Polimerase (PCR). Extremófilos e ensino de Ciências. Histórico da pesquisa espacial. Panorama geral da corrida espacial. Programa Apollo. Exploração do Sistema Solar. Exploração espacial e ensino de Ciências. Exoplanetas. Métodos de detecção de exoplanetas. Zona habitável. Exoplanetas potencialmente habitáveis. Exoplanetas e ensino de Ciências. Bioassinaturas. Categorias de bioassinaturas. Bioassinaturas, tecnoassinaturas e ensino de Ciências.
Ementa: Tipos de conhecimento. Conhecimentos científicos. Etapas de uma investigação científica. Método científico. Investigações científicas e ensino de Ciências. Letramento científico. Pensamento científico e crítico no cotidiano. Pseudociências. Desmonte de pseudoteorias como o Terraplanismo. Formato da Terra e evidências. Combate a fake News. A participação de brasileiros em pesquisas espaciais. Depoimentos e entrevistas com brasileiros sobre sua participação em programas de pesquisa espacial no Brasil e no mundo (Agência Espacial Brasileira, NASA).
Ementa: Metodologias ativas. Sala de aula invertida. Aprendizagem baseada em problemas (PBL). Design Thinking. Gamificação. Gamificação e ensino de Ciências. Atividades práticas. Demonstração. Verificação. Investigação. Realização do experimento da gota d’água como lente de aumento. Demonstração da ocorrência de eclipses por meio de um modelo. Espaços não formais de aprendizagem. Exemplos de ferramentas e de recursos didáticos relativos ao ensino de Astrobiologia. Utilização prática de aplicativos de celular com fins educacionais.
Ementa: A corrida entre educação e tecnologia. Implicações da Revolução Industrial à educação. Tecnologias contemporâneas relativas à Astrobiologia. Biologia Sintética. Spin-offs. O retorno das missões tripuladas à Lua. Programa Artemis. Panorama geral sobre a exploração do planeta Marte.
Após a confirmação da inscrição, você terá acesso aos conteúdos.
Doutor em Biofísica pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ
Pós-Doutorado no Centro AMES de Pesquisa da NASA em Moffett Field, CA, EUA
Cientista Pesquisador da Blue Marble Space Institute of Science no Centro AMES de Pesquisa da NASA
Mestre em Microbiologia pela Universidade Estadual de Londrina – UEL
Autor de Livros Didáticos de Ciências, Biologia e Ciências da Natureza I, II e Ensino Médio.
O Curso foi construído com bases apaixonantes: A Educação, A Ideação e A Ciência, a partir da Astrobiologia. Valoriza a proposta dos trabalhos do Professor Ivan Lima (Cientista Pesquisador da Blue Marble Space Institute of Science no Centro AMES de Pesquisa da NASA) e do Professor Leandro Godoy (Autor Consagrado de Livros Didáticos de Ciências, Biologia e Ciências da Natureza I, II e Ensino Médio).
Os conteúdos estão distribuídos em 20 (vinte) vídeos + e-books, disponibilizados na Plataforma, com acesso livre pelo período de 120 (cento e vinte) dias, para maior facilidade do aprendizado. Ao término das atividades estará liberado o acesso para download do Certificado.
Existindo a necessidade de prorrogação do prazo de estudo o cursista poderá solicitar a liberação por mais 30 (trinta) dias, mediante contato via WhatsApp.
O aluno deverá cumprir no mínimo 75% das atividades do curso para estarem aptos a receberem certificação. Serão considerados aprovados os alunos que atingirem nota final de no mínimo 7,0.
O certificado final será expedido Instituto Avançado de Ensino, Pesquisa e Tecnologia de Londrina – IAEPETEL e Centro Universitário de Tecnologia de Curitiba – FATECPR.