Ementa: Áreas corticais envolvidas com a linguagem e leitura. Processo de revisualização e reaudibilização. Como se dá a leitura. Transtornos de leitura (conceito e tipos). Dislexia. Identificação dos sinais de risco para leitura: ambientais, emocionais, cognitivos e neurobiológicos. Encaminhamentos de sujeitos com transtornos de aprendizagem, procedimentos e cautela. Avaliação dos aspectos de risco para transtornos de aprendizagem. Principais arcadores. Instrumentos de sondagem. O diagnóstico clínico realizado por equipe multidisciplinar, medidas educacionais aplicadas e possibilidades de intervenção nos transtornos de leitura.
Disciplina 1: Identificação de Sinais de Risco
Professora Mestre Raquel Maria Biral Faconti
Ementa: Identificação dos sinais de risco para leitura: ambientais, emocionais, cognitivos e neurobiológicos.
Disciplina 2: Encaminhamentos
Professora Especialista Simone Oliveira
Ementa: Encaminhamentos de sujeitos com transtornos de aprendizagem, procedimentos e cautela.
Disciplina 3: Avaliação
Professora Doutora Ronise Ribeiro Corrêa
Ementa: Avaliação dos aspectos de risco para transtornos de aprendizagem. Principais arcadores. Instrumentos de sondagem.
Disciplina 4: Diagnóstico, Intervenção Educacional e Psicopedagógica
Professora Doutora Ronise Ribeiro Corrêa
Ementa: O diagnóstico clínico realizado por equipe multidisciplinar, medidas educacionais aplicadas e possibilidades de intervenção nos transtornos de leitura.