Pós-Graduação “lato sensu” Híbrido em Treinamento Personalizado e Funcional

Desenvolver a capacidade de construção, formulação, desenvolvimento e aplicação do conhecimento na montagem e execução de programas de exercícios nos enfoques: saúde, bem-estar e rendimento.

Professores CONVIDADOS

Como Funciona?

O curso de pós-graduação em Treinamento Personalizado e Funcional, será realizado pelo Sistema de Ensino a Distância (EaD) – “HÍBRIDO”, sendo 180 (cento e oitenta) horas disponibilizadas no Ambiente de Aprendizagem Virtual (Plataforma) do IAEPETEL e 180 (cento e oitenta) horas de aulas Presenciais – teóricas e práticas, totalizando 360 (trezentas e sessenta) horas. 


Periodicidade das Aulas

As aulas Presenciais ocorrerão aos sábados das 9h às 12h e das 14h às 17h, média de 2 (dois) ou 3 (três) encontros mensais.

Cronograma das Aulas

Cronograma acadêmico do curso estabelece 12 (doze) módulos e 24 (vinte e quatro) disciplinas com duração (máxima) de 12 (doze) meses.

Avaliação

Para cada disciplina, teremos 2 (duas) atividades avaliativas que serão realizadas no ambiente virtual de aprendizagem do IAEPETEL que poderão ser feitas no horário de preferência do aluno, desde que respeitados os prazos máximos estipulados. Ambas possuem caráter obrigatório e a soma ponderada das notas destas atividades deve atingir no mínimo 7.0 (sete).  Para ter direito ao CERTIFICADO, o aluno deverá cumprir no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) das atividades programadas do curso. As avaliações serão realizadas de forma eletrônica disponibilizadas aos alunos.

Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (OPCIONAL)

A elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, será mediada por tecnologia, o aluno que OPTAR pela elaboração do TCC, deverá efetuar a matrícula na disciplina de Metodologia de Pesquisa Científica, efetuar o pagamento da taxa de orientação do TCC. O Trabalho Final deverá ser entregue em até 3 (três) meses, 90 (noventa) dias após a data programada da última aula. Podendo haver prorrogação com pagamento de taxa administrativa de + 30 (trinta) dias. 

Cronograma das Disciplinas

Disciplina 1: Fisiologia do Sistema Neuromuscular & Exercício Físico

Professor Doutor Andreo Fernando Aguiar

Ementa: Organização, estrutura, e função do sistema nervoso. Informação sensorial e reflexos – proprioceptores e quimiorreceptores musculares. Controle motor: Encéfalo e medula espinal. Organização, estrutura, e função do sistema muscular. Contração muscular e produção de força. Tipagem de fibras musculares. Velocidade de contração e ações musculares. Respostas neuromusculares agudas e crônicas ao treinamento físico.

Disciplina 2: Avaliação da Função Neuromuscular

Professor Doutor Andreo Fernando Aguiar

Ementa: Função neuromuscular: tipos de força muscular e sua avaliação. Função neuromuscular e treinamento resistido. Função neuromuscular: controle de carga e recentes avanços tecnológicos. Aptidão neuromuscular para a saúde e desempenho. Avaliação neuromuscular relacionada à prescrição de exercício físico. Testes aplicados na avaliação da função muscular.

Disciplina 3: Avaliação da Capacidade & Potência Aeróbica

Professor Doutor Sérgio Gregório da Silva

Ementa: Capacidade e potência aeróbica: terminologia e importância no âmbito da saúde e desempenho humano. Capacidade aeróbica e seus determinantes fisiológicos e limiares – ventilatório e lactato. Potência aeróbica e seus determinantes fisiológicos. Potência aeróbica: testes de campo e laboratoriais.

Disciplina 4: Prescrição de Treinamento Aeróbico

Ementa: Recomendação e prescrição do treinamento aeróbico: iniciantes, intermediários e elite. Métodos e sistemas clássicos e atuais de treinamento aeróbico.

Disciplina 5: Prescrição do Exercício Resistido: Conceitos Básicos

Professor Doutor Marcos Doederlein Polito

Ementa: Recomendações e prescrição do treinamento resistido: iniciantes, intermediários e elite. Métodos e sistemas clássicos e atuais de treinamento resistido. Formas de progressão do treinamento resistido e os diferentes sistemas básicos de treinamento.

Disciplina 6: Prescrição do Exercício Resistido: Conceitos Avançados

Professor Doutor Marcos Doederlein Polito

Ementa: Recomendações e prescrição do treinamento resistido: iniciantes, intermediários e elite. Métodos e sistemas clássicos e atuais de treinamento resistido. Formas de progressão do treinamento resistido e os diferentes sistemas avançados de treinamento para promoção da força e aumento de massa muscular no longo prazo.

Disciplina 7: Controle do Peso Corporal: Equilíbrio Energético

Professor Doutor Dartagnan Pinto Guedes

Ementa: Controle do peso corporal: ingestão energética. Controle do peso corporal: dispêndio energético. Métodos de avaliação do dispêndio energético diário: calorimetria direta e indireta. Métodos de avaliação do dispêndio energético diário: recordatórios e questionários e a sua interpretação. Ingestão e dispêndio energético e a sua relação com a saúde e performance humana. 

Disciplina 8: Composição Corporal: Princípios, Técnicas e Aplicações

Professor Doutor Dartagnan Pinto Guedes

Ementa: Antropometria e composição corporal: conceitos terminológicos e históricos. Antropometria e composição corporal: erros de medidas, validade e reprodutibilidade de seus instrumentos de medida. Antropometria: procedimentos metodológicos e sua interpretação. Composição corporal: procedimentos metodológicos e sua interpretação.

Disciplina 9: Avaliação & Prescrição do Exercício Físico para Idosos

Professor Doutor Denilson de Castro Teixeira

Ementa: Aspectos biopsicossociais do envelhecimento. Recomendações de exercício para idosos. Avaliação e prescrição do exercício físico para idosos: iniciantes, intermediários e avançados.

Disciplina 10: Fisiologia do Exercício no Envelhecimento

Professor Doutor Denilson de Castro Teixeira

Ementa: Envelhecimento: fatores demográficos e socioeconômicos. Metabolismo energético no envelhecimento. Funções cardiorrespiratória e neuromuscular e envelhecimento. Função imune endócrina e envelhecimento e seu impacto sobre a saúde humana.

Disciplina 11: Avaliação e Prescrição do Exercício Físico para Obesos

Professor Doutor Donizete Cícero Xavier de Oliveira

Ementa: Aspectos biopsicossociais do obeso. Recomendações de exercício para obesos. Avaliação e prescrição do exercício físico para obesos e controle de peso corporal.

Disciplina 12: Avaliação e Prescrição do Exercício Físico para Cardiopatas

Professor Doutor Juliano Casonatto

Ementa: Avaliação e prescrição de exercício para cardiopatas. Fisiopatologia  das doenças cardiovasculares e suas repercussões. Importância da prescrição de programas de exercício físico seguros. Reabilitação cardíaca no ambiente hospitalar e ambulatorial.

Disciplina 13: Suplementos Nutricionais & Composição Corporal

Professora Mestre Daniele Aparecida Capelato Pagan

Ementa: Relação ingestão/demanda energética. Suplementação nutricional e composição corporal: fatos e mitos. Suplementação nutricional e composição corporal: proteínas. Suplementação nutricional e composição corporal: termogênicos e similares. Desordens alimentares em praticantes de exercício físico e atletas. Desordens alimentares em não praticantes de exercício físico.

Disciplina 14: Novas Tendências Nutricionais & Exercício Físico

Professora Mestre Daniele Aparecida Capelato Pagan

Ementa: O metabolismo corporal e as respostas fisiológicas das dietas restritivas bem como a análise da composição corporal e o fornecimento de energia pela alimentação. Recuperação muscular associada ao déficit energético e metabolismo dos macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) associado a rotina alimentar e sua melhor distribuição ao longo do dia.

Disciplina 15: Aspetos Fisiológicos & Metodológicos do Treinamento de Força

Professor Mestre Dilmar Pinto Guedes Junior

Professor Mestre Krom Marsili Guedes  

Ementa: A importância do estudo da força muscular e sua aplicação, tanto para o rendimento esportivo quanto para a saúde e qualidade de vida em indivíduos não atletas. Análise de exercícios e controle das variáveis metodológicas do treinamento: peso, intervalo entre exercícios, número de repetições e de séries, além de frequência semanal de treinamentos no processo de planejamento e periodização do treinamento.

As novas tendências do treinamento físico e sua aplicabilidade em diferentes populações. Como aplicar diferentes métodos de treinamento de maneira segura e eficiente. Considerando o custo x benefício dos exercícios através de uma progressão pedagógica partindo do simples ao complexo.

Disciplina 16: Métodos Avançados de Treinamento de Força & Periodização do Treinamento

Professor Mestre Dilmar Pinto Guedes Junior

Ementa: Recomendações e prescrição do treinamento neuromotor. Métodos e sistemas clássicos e atuais de treinamento neuromotor. Métodos avançados de treinamento de força. Hipertrofia e aumento da força muscular. Organizar o planejamento e a periodização do treinamento.

Disciplina 17: Avaliação MultiFuncional – Aplicação Prática no Treinamento Funcional

Professor Doutor Mauro Antônio Guiselini

Ementa: Avaliação das habilidades motoras funcionais. Identificação de possíveis déficts de movimento, prevenção de lesões e orientações para a prescrição de treinamento. Processo de administração dos 10 testes funcionais para identificar déficits de movimento, assimetrias funcionais, limitações nas habilidades motoras funcionais básicas.

Disciplina 18: Prescrição de Treinamento do CORE

Professor Doutor Mauro Antônio Guiselini

Ementa: Prescrição de treinamento: exercícios de estabilização, força e potência do CORE. Conceito de anatomia e biomecânica do complexo CQPL (quadril, pélvico, lombar). Revisão dos testes do CORE: consciência, controle, resistência e força.  Montagem de programas de treinamento funcional & CORE. Treinamento do CORE: aplicação prática. Treinamento funcional: aplicação prática. Treinamento funcional e performance. Treinamento funcional para grupos especiais: idosos e obesos.

Disciplina 19: Treinamento Funcional “Home Personal Trainer”  

Professor Doutor Cauê Vazquez La Scala Teixeira

Ementa: Entender o filão de mercado extra academias e técnicas alternativas de treinamento que não dependem de equipamentos, ideais para o trabalho em ambientes externos às academias, como ao ar livre ou em domicílio/condomínios. Autorresistência. Treinamento resistido manual. Exercícios com o peso corporal. HIIT boy work. Principais evidências científicas sobre as técnicas apresentadas.

Disciplina 20: Treinamento Funcional, Gasto Calórico & Emagrecimento

Professor Doutor Cauê Vazquez La Scala Teixeira

Ementa: Exercício físico e emagrecimento: o papel do treinamento funcional no mercado. Treinamento funcional: conceito e características. Os efeitos das características do treinamento funcional sobre o gasto energético das sessões de treino Gasto calórico no treinamento funcional: como maximizar. Treinamento funcional e emagrecimento. Os efeitos do treinamento funcional sobre a massa corporal e o percentual de gordura, desfechos relevantes considerando o atual contexto de crescimento nas taxas de excesso de peso e obesidade no Brasil e no mundo.

Disciplina 21: Novas Tendências do Treinamento Resistido “Funcional”  

Professor Doutor Cauê Vazquez La Scala Teixeira

Ementa: Bases teóricas e científicas do treinamento funcional. Montagem de sessão de treino: conscientização corporal, mobilidade, estabilidade do tronco, treinamento resistido funcional. Progressões pela estratégias da complexidade. Diretrizes para a manipulação das variáveis de treino e controle de carga. Principais resultados provenientes do treinamento funcional.

Disciplina 22: Organização, Sistematização da Avaliação & Prescrição do Treinamento Físico

Professor Mestre Alexandre Correia Rocha

Ementa: Princípios clássicos e modernos do treinamento físico. Treinamento físico: organização e sistematização. Cargas de treinamento: características e seus aspectos determinantes.

Disciplina 23: Gestão de Negócios & Liderança

Professor Mestre Fábio Kalil Fares Saba

Ementa: Conceitos e estratégias de gestão de negócios e liderança para o profissional da área da saúde. Gestão da retenção. Do atendimento técnico ao atendimento estratégico para retenção do seu “cliente, aluno, paciente”. O mercado de trabalho para o profissional da saúde. Estratégias de negócios e liderança para que o profissional possa se posicionar de forma coerente em sua área de atuação.

Disciplina 24: Gestão de Pessoas

Professor Especialista Fábio Tsuyoshi Ban

Ementa: Composição do perfil profissional e marketing pessoal. Mercado de trabalho para o profissional da área de saúde. Estratégias e aplicações de marketing de serviço e de negócio para que o profissional possa se posicionar de forma coerente em sua área de atuação. Ampliar as suas possibilidades com uma visão mais ampla sobre a Gestão de Pessoas, partindo de sua auto-gestão para a gestão não só de equipes, mas de clientes, alunos e pacientes. Entenda como construir e gerenciar relacionamentos considerando as principais variáveis da gestão 4.0.

Disciplina Opcional: Metodologia de Pesquisa Científica

Professora Doutora Bernadete Lema Mazzafera

Ementa: Fundamentos da metodologia científica. Estudo das problemáticas relacionadas ao profissional da área da saúde na atualidade e que merecem atenção científica. Métodos e técnicas de pesquisa utilizados na área da saúde. Comunicação entre orientador/orientado. estruturação de um trabalho científico: delimitação do tema: estrutura e redação do projeto (Normas da ABNT).

TRBALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC

A elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, será mediado por tecnologia. A aluno que OPTAR pela elaboração do TCC, deverá efetuar a matrícula na disciplina de Metodologia de Pesquisa Científica, efetuar o pagamento da taxa de orientação do TCC. O Trabalho Final deverá ser entregue até 03 (três) meses, 90 (noventa) dias após a data programada da última aula. Podendo haver prorrogação com pagamento de taxa administrativa de + 30 (trinta) dias.

inscreva-se

Matrícula

01 (uma) parcela de
R$ 280,00
(Duzentos e Oitenta Reais)

Mensalidades

17 (dezessete) parcelas de​
R$ 280,00
(Duzentos e Oitenta Reais)​

Modelo Híbrido

O curso será realizado pelo Sistema de Ensino a Distância (EaD) – “HÍBRIDO”, sendo 180 (cento e oitenta) horas disponibilizadas no Ambiente de Aprendizagem Virtual (Plataforma) do IAEPETEL e 180 (cento e oitenta) horas de aulas Presenciais – teóricas e práticas, totalizando 360 (trezentas e sessenta) horas. 

Pagamento Por Via de Transações Bancárias: Depósito/Transferência ou PIX.

Após a confirmação da inscrição, nossa equipe entrará em contato.

Prof. Alex Silva Ribeiro

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina – UEL

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (2016). Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (2013). Especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Norte do Paraná (2009). Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (2004). Professor orientador do Programa de Doutorado Profissional em Exercício Físico na Promoção da Saúde – UNOPAR. Integrante do grupo de estudo e pesquisa em metabolismo, nutrição e exercício (GEPEMENE).

Prof. Andreo Fernando Aguiar

Doutor em Biologia Geral e Aplicada pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP

Doutor em Biologia Geral e Aplicada pela Universidade Estadual Paulista – UNESP (2011). Mestre em Biologia Geral e Aplicada pela Universidade Estadual Paulista – UNESP (2008). Especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR (2006). Possui graduação em Ciências do Esporte pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (2004). É revisor científico de vários periódicos nacionais e internacionais, incluindo International Journal of Sports Medicine, Journal of Strength and Conditioning Research, Journal of Back and Musculoskeletal Rehabilitation, Journal of Sports Medicine and Physical Fitness, entre outros.

Prof. Cauê Vazquez La Scala Teixeira

Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP

Doutor em Interdisciplinar em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (2020). Mestre pela mesma área, também pela Universidade Federal de São Paulo (2015). Possui graduação em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Metropolitana de Santos (2004). Atua como professor palestrante em cursos e eventos. Docente universitário em nível de pós-graduação. Professor de educação física concursado da Prefeitura Municipal de Santos, responsável pela Seção de Avaliação Física da Secretaria de Esportes.

Prof. Cosme Franklim Buzzachera

Doutor em Atividade Física pela Universitá Degli Studi de Roma

Doutor em Atividade Física e Saúde pelo Dipartimento di Scienze Della Salute da Università Degli Studi di Roma “Foro Italico” (Roma, Lazio, Itália) em 2012. Mestre em Atividade Física e Saúde pela Universidade Federal do Paraná (2008). Possui graduação em Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Paraná (2004). Atualmente, é responsável pelo setor de fisiologia da Confederação Brasileira de Hóquei Sobre Grama (CBHG) e membro do Health and Safety Panel da Pan American Hockey Federation (PAHF). Membro do American College of Sports Medicine (ACSM) e do American Physiological Society (APS).

Prof. Dartagnan Pinto Guedes

Doutor em Educação Física pela EEFE da Universidade de São Paulo - USP

Doutor em Educação Física pela EEFE da Universidade de São Paulo – USP (1994). Pós-Doutorado em Aptidão Física e Saúde pela Universidade Técnica de Lisboa, Portugal (1997). Mestre em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1984). Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (1974). Atualmente é professor-titular do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). É autor de livros em sua área de atuação e assessor científico no desenvolvimento de softwares direcionados à avaliação/prescrição de exercício físico.

Prof. Denílson de Castro Teixeira

Doutor em Medicina e Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Londrina – UEL

Doutor em Medicina e Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Londrina (2010). Mestre em Pedagogia do Movimento Humano pela Universidade de São Paulo (2003). Possui graduação em Educação Física pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR (1988). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Atividade Física e Envelhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: idosos, exercício físico, atividade física, ativação cerebral, capacidade funcional e envelhecimento.

Prof. Donizete Cícero Xavier de Oliveira

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina-UEL (2017). Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP (2005). Atualmente é professor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) em Uberaba-MG. Tem experiência na área de fisiologia do exercício e na área de lutas, artes marciais e modalidades esportivas de combate. 

Prof. Mauro Guiselini

Doutor em Ciências do Movimento Humano – UNIMEP

Doutor em Ciências do Movimento Humano pela UNIMEP (2019). Mestre em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esportes da Universidade de São Paulo (1984). Possui graduação em Educação Física, também pela mesma instituição (1971). Desenvolve estudos e pesquisas relacionadas à aptidão física e saúde de crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Prof. Sérgio Gregório da Silva

Doutor em Fisiologia do Exercício pela Universidade de Pittsburgh – USA

Doutor em Fisiologia do Exercício pela Universidade de Pittsburgh (1995). Possui Mestrados em Public Health (1995) e em Exercise Physiology, ambos pela University of Pittsburgh (1992). Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (1980). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Paraná. Membro do American College of Sports Medicine (ACSM) e integrante do Aging Interest Group.

Profª Daniele Capelato Pagan

Mestre em Atividade Física e Saúde pela UEM/UEL

Mestre em Atividade Física e Saúde pela Universidade Estadual de Maringá (2015). Especialista em Saúde Coletiva pela ASBRAN (2013). Possui graduação em Nutrição pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC Maringá (2010). Atualmente é nutricionista e proprietária da empresa AVALIARE – Centro Clínico Esportivo e cursando também a Especialização – Nutrição Esportiva na Pós-Graduação Latu Sensu pelo Centro de Estudos de Fisiologia do Exercício e Treinamento – CEFIT.

Prof. Dilmar Pinto Guedes Junior

Mestre em Ciências - Reabilitação pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP

Mestre em Ciências – Reabilitação pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP (2007). Especialista em Bases Ciêntíficas Modernas na Musculação e Preparação Física pela Universidade Gama Filho – UGF (1993). Possui graduação em Faculdade de Educação Física pela Universidade Metropolitana de Santos (1987). Atualmente é professor titular da Universidade Metropolitana de Santos, professor titular da Universidade Santa Cecília e Membro de corpo editorial da Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício.

Prof. Fábio Kalil Fares Saba

Mestre em Biodinâmica do Movimento Humano pela Universidade de São Paulo - USP

Mestre em Biodinâmica do Movimento Humano pela Universidade de São Paulo – USP (1999). Possui graduação em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo André (1989). Diretor Técnico da Empresa Fitness Brasil. Atuou de 2000 a 2006, como Coordenador do Esporte da Secretaria de Educação do Município de São Paulo.

Prof. Krom Marsili Guedes

Especialista em Fisiologia do Esforço pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP

Especialista em Fisiologia do Exercício Aplicada à Clínica pela Universidade Federal de São Paulo (2018) e Especialista em Especialização em Treinamento Desportivo pelo Instituto Doctum (2016). Possui graduação em Educação Física pela Universidade Metropolitana de Santos (2010). Tem experiência na área de Educação Física.

Prof. Fábio Tsuyoshi Ban

Especialista MBA em Gestão de Negócios pela Faculdade Paranaense – FACCAR

Especialista MBA em Gestão de Negócios pela Faculdade Paranaense – FACCAR (2005). Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (2003). Certificado em Coaching & Liderança pela Ohio University – EUA (2019).  Atualmente é Head de Gestão e Governança em Inovação, Palestrante e Mentor de Gestão de Inovação pela FB Inteligência Organizacional.

Como Funciona

O curso será composto de 3 passos para a conclusão e obtenção do certificado.

Periodicidade

Realizado pelo sistema de ensino a distância “híbrido”, com 300 (trezentas) horas de aulas disponibilizadas na plataforma IAEPETEL e 100 (cem) horas de aulas presenciais no Polo, totalizando 400 horas. As aulas presenciais ocorrerão aos sábados das 9h às 12h e das 14h às 17h, a partir do Cronograma Acadêmico.

Cronograma

São 14 (quatorze) módulos, com duração (máxima) de 12 (doze) meses. Complementar aos (Módulos e Disciplinas), o aluno deve realizar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que deve ser entregue até 03 (três) meses, 90 (noventa) dias após a última aula.

Avaliação

Os módulos terão avaliação como forma de mensurar o aprendizado. Para ter direito ao CERTIFICADO o aluno deverá cumprir no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) das atividades programadas do curso e atingir média final de 7,0 (sete).