Pós-Graduação Híbrida em Fisiologia do Exercício

O Curso tem o propósito de oferecer aos profissionais amplo conhecimento teórico e prático atualizado referente aos processos fisiológicos e bioquímicos dos principais sistemas orgânicos em repouso e em exercício físico.

Professores Convidados do Curso

Periodicidade das Aulas

Realizado pelo sistema de ensino a distância “híbrido”, com 300 (trezentas) horas de aulas disponibilizadas na plataforma IAEPETEL e 100 (cem) horas de aulas presenciais no Polo, totalizando 400 horas. As aulas presenciais ocorrerão aos sábados das 9h às 12h e das 14h às 17h, a partir do Cronograma Acadêmico.

Cronograma das Aulas

São 14 (quatorze) módulos, com duração (máxima) de 12 (doze) meses. Complementar aos (Módulos e Disciplinas), o aluno deve realizar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que deve ser entregue até 03 (três) meses, 90 (noventa) dias após a última aula.

Como Funciona?

Entenda como funcionam as aulas e tenha mais informações sobre os modelos da pós.

Confira as Disciplinas

Matricule-se

Pós-Graduação Híbrida em Fisiologia do Exercício

Matrícula

01 (uma) parcela de
R$380,00
(Trezentos e Oitenta Reais)

Mensalidades

17 (dezessete) parcelas de
R$380,00
(Trezentos e Oitenta Reais)

Aulas 100% Online

Sem necessidade de encontros presenciais.

Parcele no Boleto ou Cartão de Crédito

Para aprovação do seu cartão de crédito, o sistema considera o valor da parcela dentro do seu limite mensal, não o valor total.

Veja a opinião de quem já realizou nossos cursos

Prof. Alex Silva Ribeiro

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina – UEL

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (2016). Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (2013). Especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Norte do Paraná (2009). Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (2004). Professor orientador do Programa de Doutorado Profissional em Exercício Físico na Promoção da Saúde – UNOPAR. Integrante do grupo de estudo e pesquisa em metabolismo, nutrição e exercício (GEPEMENE).

Prof. Andreo Fernando Aguiar

Doutor em Biologia Geral e Aplicada pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP

Doutor em Biologia Geral e Aplicada pela Universidade Estadual Paulista – UNESP (2011). Mestre em Biologia Geral e Aplicada pela Universidade Estadual Paulista – UNESP (2008). Especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR (2006). Possui graduação em Ciências do Esporte pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (2004). É revisor científico de vários periódicos nacionais e internacionais, incluindo International Journal of Sports Medicine, Journal of Strength and Conditioning Research, Journal of Back and Musculoskeletal Rehabilitation, Journal of Sports Medicine and Physical Fitness, entre outros.

Profª Bernadete Lema Mazzafera​

Doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo – USP​

Doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo (2006). Mestre em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Possui graduações em Fonoaudiologia Pela Universidade Estácio de Sá (1983) e Direito pela Faculdade Pitágoras de Londrina (2012). Atualmente é docente titular do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unopar – Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias e do Mestrado em Ensino da Universidade de Cuiabá – Unic

Prof. Donizete Cícero Xavier de Oliveira

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina-UEL (2017). Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP (2005). Atualmente é professor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) em Uberaba-MG. Tem experiência na área de fisiologia do exercício e na área de lutas, artes marciais e modalidades esportivas de combate. 

Prof. Cosme Franklim Buzzachera

Doutor em Atividade Física pela Universitá Degli Studi de Roma

Doutor em Atividade Física e Saúde pelo Dipartimento di Scienze Della Salute da Università Degli Studi di Roma “Foro Italico” (Roma, Lazio, Itália) em 2012. Mestre em Atividade Física e Saúde pela Universidade Federal do Paraná (2008). Possui graduação em Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Paraná (2004). Atualmente, é responsável pelo setor de fisiologia da Confederação Brasileira de Hóquei Sobre Grama (CBHG) e membro do Health and Safety Panel da Pan American Hockey Federation (PAHF). Membro do American College of Sports Medicine (ACSM) e do American Physiological Society (APS).

Prof. Dartagnan Pinto Guedes

Doutor em Educação Física pela EEFE da Universidade de São Paulo - USP

Doutor em Educação Física pela EEFE da Universidade de São Paulo – USP (1994). Pós-Doutorado em Aptidão Física e Saúde pela Universidade Técnica de Lisboa, Portugal (1997). Mestre em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1984). Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (1974). Atualmente é professor-titular do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). É autor de livros em sua área de atuação e assessor científico no desenvolvimento de softwares direcionados à avaliação/prescrição de exercício físico.

Prof. Denílson de Castro Teixeira

Doutor em Medicina e Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Londrina – UEL

Doutor em Medicina e Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Londrina (2010). Mestre em Pedagogia do Movimento Humano pela Universidade de São Paulo (2003). Possui graduação em Educação Física pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR (1988). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Atividade Física e Envelhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: idosos, exercício físico, atividade física, ativação cerebral, capacidade funcional e envelhecimento.

Prof. Juliano Casonatto

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina – UEL/UEM

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (2013), Mestre também na mesma área pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (2010). Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (2006). Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: pressão arterial, sobrepeso, respostas cardiovasculares, aptidão física.

Prof. Lúcio Flávio Soares Caldeira

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (2016), Mestre também na mesma área pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (2009). Possui graduação em Educação Física Licenciatura pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (2004). Atua como docente na Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) nas disciplinas de Fisiologia do Exercício e Metodologia do Atletismo no ensino presencial nos cursos de graduação em Licenciatura e Bacharelado em Educação Física.

Prof. Marcelo Vitor da Costa

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (2018), Mestre também na mesma área pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (2012). Possui graduação em Educação Física Bacharelado pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (2010). Atualmente atua em projetos de pesquisa sobre psicobiologia aplicada ao desempenho esportivo. Professor da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) Arapongas.

Prof. Márcio Rogério de Oliveira

Doutor em Ciências da Reabilitação pela Universidade PITÁGORAS/UNOPAR/UEL

Doutor em Ciências da Reabilitação Pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR (2017). Mestre também na mesma área pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR (2014). Possui graduações em Fisioterapia pela Universidade Norte do Paraná (2012) e em Exercício Físico e Reabilitação, pela mesma instituição (2011). Atualmente é Professor da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) e está credenciado como docente no curso de Mestrado Profissional em Exercício Físico na Promoção da Saúde.

Prof. Leandro Ricardo Altimari

Doutor em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da Universidade de Campinas-UNICAMP (2008)

Doutor em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da Universidade de Campinas-UNICAMP (2008). Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (2000). Atualmente ocupa o cargo de Diretor do Centro de Educação Física e Esporte da UEL (2018-2022). É também membro da Sociedade Internacional de Neurociência (USA). Atua nas áreas de Educação Física – temas de interesse de pesquisa: neuropsicofisiologia, tecnologias integrativas, fadiga e recursos ergogênicos.

Profª Michele Caroline de Costa Trindade

Doutora em Ciências - Nutrição Experimental pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo

Doutora em Ciências – Nutrição Experimental pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (2011). Pós-Doutorado em Metabolismo e Nutrição pela Universidade Estadual de Londrina (2012). Mestre em Ciências dos Alimentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (2007). Especialista em Treinamento Desportivo pela Universidade Estadual de Londrina (2004). Possui graduações em Nutrição pelo Centro Universitário Filadélfia – UNIFIL (2002) e em Educação Física pelo Centro Universitário – UNINGÁ (2015). Atualmente é docente do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá e membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Metabolismo, Nutrição e Exercício (GEPEMENE).

Prof. Sérgio Gregório da Silva

Doutor em Fisiologia do Exercício pela Universidade de Pittsburgh – USA

Doutor em Fisiologia do Exercício pela Universidade de Pittsburgh (1995). Possui Mestrados em Public Health (1995) e em Exercise Physiology, ambos pela University of Pittsburgh (1992). Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (1980). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Paraná. Membro do American College of Sports Medicine (ACSM) e integrante do Aging Interest Group.

Profª Solange de Paula Ramos

Doutora em Medicina e Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutora em Medicina e Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (2008). Mestre em Patologia Experimental pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (2004). Possui graduação em Odontologia pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (1998). Tem experiência na área de Histologia e Imunologia, atuando principalmente nos seguintes temas: imunodiagnóstico, reabsorções dentárias e exercício físico.

Prof. Dilmar Pinto Guedes Junior

Mestre em Ciências - Reabilitação pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP

Mestre em Ciências – Reabilitação pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP (2007). Especialista em Bases Ciêntíficas Modernas na Musculação e Preparação Física pela Universidade Gama Filho – UGF (1993). Possui graduação em Faculdade de Educação Física pela Universidade Metropolitana de Santos (1987). Atualmente é professor titular da Universidade Metropolitana de Santos, professor titular da Universidade Santa Cecília e Membro de corpo editorial da Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício.

Prof. Krom Marsili Guedes

Especialista em Fisiologia do Esforço pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP

Especialista em Fisiologia do Exercício Aplicada à Clínica pela Universidade Federal de São Paulo (2018) e Especialista em Especialização em Treinamento Desportivo pelo Instituto Doctum (2016). Possui graduação em Educação Física pela Universidade Metropolitana de Santos (2010). Tem experiência na área de Educação Física.

Prof. Gleiton Lima

Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR (2008). Possui graduação em Jornalismo e História pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (1993). Possui experiência na área de Educação, com ênfase nos temas: história, educação, cidadania, sustentabilidade e ensino. Palestrante, conferencista e consultor em Sustentabilidade, Ética, Educação, Formação Humanística e Responsabilidade Integral.

Como Funciona

O curso será composto de 3 passos para a conclusão e obtenção do certificado.

Disciplinas

O curso está programado com 10 (dez) módulos de disciplinas, totalizando 400 horas. As atividades estão divididas em auto estudo, pesquisa bibliográfica, leituras complementares, estudos de caso, entre outros procedimentos metodológicos, promovendo a fixação do conteúdo.

Complementos

O aluno terá acesso às aulas, aos materiais disponibilizados pelos professores, estudos de casos e conteúdos extras na área do aluno. O curso será desenvolvido na modalidade de Ensino a Distância (100% EaD) disponibilizado através de plataforma.

Avaliação

Todo módulo teremos a avaliação como forma de mensuração de nota.

O último dia de postagem das avaliações devem ser entre 05 (cinco) e 07 (sete) dias após e término da disciplina. O tutor terá 10 dias para correção, o aluno de 03 (três) a 05 (cinco) dias para recorrer do resultado e 05 (cinco) dias para nova postagem. O tutor terá 05 (cinco) dias para a nova correção. Caso exista retenção em alguma disciplina o aluno precisará solicitar prorrogação do prazo de conclusão.

Para ter direito ao CERTIFICADO o aluno deverá cumprir no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) das atividades programadas do curso e atingir média final de 7,0 (sete). Avaliações e todo acompanhamento será de responsabilidade do tutor eletrônico.