Local das Aulas
Londrina-Paraná
UNIFIL - Campus Ipolon/Canadá
Rua Alagoas nº 2015
Bairro: Kovalski - CEP: 86010-010
O curso de pós-graduação em Musculação, terá suas aulas no formato Presencial – teóricas e práticas.
As aulas serão realizadas aos sábados das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, média de 02 (dois) ou 03 (três) encontros mensais.
INÍCIO MARÇO DE 2025.
O curso terá duração de 18 (dezoito) meses + atividades individuais e em grupos fora da sala de aula.
O curso está programado com 13 (treze) módulos, e 34 (trinta e quatro) disciplinas, totalizando 360 horas.
Para cada disciplina, teremos 2 (duas) atividades avaliativas que serão realizadas no ambiente virtual de aprendizagem (IAEPETEL) e que poderão ser feitas no horário de preferência do aluno, desde que respeitados os prazos máximos estipulados. Ambas possuem caráter obrigatório e a soma ponderada das notas destas atividades deve atingir no mínimo 7.0 (sete). Caso o aluno não atinja a nota mínima, lhe será disponibilizada uma atividade de recuperação para a qual o aproveitamento mínimo exigido também será 7.0 (sete). A avaliação final de cada MÓDULO curricular corresponderá à média aritmética simples das notas obtidas nas atividades associadas aos encontros que o compõem.
A elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, será mediada por tecnologia. O aluno que OPTAR pela elaboração do TCC, deverá efetuar a matrícula na disciplina de Metodologia de Pesquisa Científica, efetuar o pagamento da taxa de orientação do TCC. O Trabalho Final deverá ser entregue até 03 (três) meses, 90 (noventa) dias após a data programada da última aula. Podendo haver prorrogação com pagamento de taxa administrativa de + 30 (trinta) dias.
Londrina-Paraná
UNIFIL - Campus Ipolon/Canadá
Rua Alagoas nº 2015
Bairro: Kovalski - CEP: 86010-010
Disciplina 01: Anatomia do Sistema Musculoesquelético
Ementa: Entender como funciona o sistema musculoesquelético, a origem e inserção de cada musculo. Como cada músculo se comporta perante os diferentes exercícios. Quais são os movimentos possíveis, amplitudes e angulações que cada músculo é capaz de desenvolver em relação a estrutura óssea que ele sustenta. Proporcionar conhecimento teórico e aplicação prática da anatomia humana, anatomia funcional. Anatomia humana: ossos, músculos e articulações do esqueleto axial e apendicular. Anatomia funcional, o músculo como agente que produz movimento.
Disciplina 02: Bioquímica do Exercício
Ementa: Aspectos bioquímicos relacionados ao exercício. Como a bioquímica pode auxiliar no aumento de massa muscular e na definição corporal. Entendimento de aspectos moleculares relacionados aos exercícios. Princípios gerais da bioquímica aplicada ao exercício. Entender como o organismo se comporta frente a diferentes situações de exercícios. Como ocorre a hipertrofia e definição muscular em nível molecular. Comportamento dos tecidos durante a hipertrofia e definição muscular.
Disciplina 03: Fisiologia Cardiorrespiratória do Exercício
Professor Doutor Sérgio Gregório da Silva
Professor Doutor Crivaldo Gomes Cardoso Junior
Ementa: Entender como alguns sistemas do corpo humano importantes para a prática do exercício físico com o objetivo de aumentar e definir a massa muscular. Promover um conteúdo atualizado e específico sobre a fisiologia do exercício.
Disciplina 04: Fisiologia Neuromuscular e Exercício
Professor Doutor Andreo Fernando Aguiar
Professor Mestre Dilmar Pinto Guedes Junior
Ementa: Entender o funcionamento do sistema neuromuscular em repouso e durante o exercício. Quais as características das diferentes fibras musculares. Qual tipo de fibra possui maior facilidade ou dificuldade de se hipertrofiar. Como promover um maior estímulo das diferentes fibras musculares.
Disciplina 05: Fisiologia Endócrina e Exercício
Ementa: Proporcionar um entendimento básico e aprofundado sobre o sistema endócrino, e sua influência no aumento e definição da massa muscular. Como este sistema pode ser utilizado a favor de quem busca hipertrofia e definição muscular. Quais são os defeitos genéticos ou não que podem prejudicar os objetivos individuais.
Disciplina 06: Bases Nutricionais na Musculação
Professora Doutora Michele Caroline de Costa Trindade
Ementa: Análise crítica e científica da alimentação e de diferentes dietas para hipertrofia e definição muscular. Diferenças e recomendações sobre os macros e micronutrientes para hipertrofia e definição muscular.
Disciplina 07: Suplementação para Hipertrofia Muscular
Professor Doutora Michele Caroline de Costa Trindade
Ementa: Análise crítica e científica do uso de suplementos alimentares para hipertrofia e definição muscular. Riscos e benefícios da utilização de diferentes suplementos.
Disciplina 08: Esteroides e Anabolizantes
Ementa: Riscos e benefícios da utilização de esteroides e anabolizantes. A ética na prescrição de substâncias farmacológicas, lícitas e ilícitas. Como proceder com um aluno que faz uso de esteroides.
Disciplina 09: Análise Biomecânica dos Membros Superiores
Ementa: Princípios cinesiológicos para análise do movimento: cinemática e cinética linear e angular. Princípios biomecânicos para análise das forças que atuam nos corpos. Propriedades biomecânicas e adaptações do sistema músculo-esquelético ao exercício. Análise dos movimentos do esqueleto axial e apendicular nos principais exercícios da musculação. Análise biomecânica dos equipamentos e materiais utilizados na musculação. Qual o movimento correto em diferentes exercícios dos membros superiores, e qual é a amplitude ideal para cada objetivo.
Disciplina 10: Análise Biomecânica do Tronco
Ementa: Análise dos movimentos do esqueleto axial e apendicular nos principais exercícios da musculação. Análise biomecânica dos equipamentos e materiais utilizados na musculação. Entender como funciona a cinesiologia e biomecânica na musculação. Qual o movimento correto em diferentes exercícios do tronco, e qual é a amplitude ideal para cada objetivo e necessidade do praticante.
Disciplina 11: Análise Biomecânica dos Membros Inferior
Ementa: Qual o movimento correto em diferentes exercícios dos membros inferiores, e qual é a amplitude ideal para cada objetivo e necessidade do praticante. Análise biomecânica dos equipamentos e materiais utilizados na musculação. Entender como funciona a cinesiologia e biomecânica na musculação.
Disciplina 12: Avaliação Funcional
Professor Doutor Hélcio Rossi Gonçalves
Professor Doutor Rodrigo Pereira da Silva
Ementa: Introdução ao conhecimento sobre medidas e avaliação metabólica, avaliação da força, avaliação da flexibilidade para aumento da massa muscular. Avaliação da composição corporal e realização de testes relacionados à aptidão física e saúde. Entender os conceitos, métodos e técnicas da avaliação da composição corporal no campo prático de intervenção.
Disciplina 13: Gestão de Carreira, de Tempo e Financeira. Sua Importância para o desenvolvimento Profissional
Professor Mestre Luiz Antônio Domingues Filho
Ementa: A gestão de carreira, de tempo e financeira é um planejamento consciente das atividades e engajamentos de uma pessoa na sua projeção profissional ao longo de sua vida, estruturando uma melhor realização, crescimento e estabilidade financeira. É um processo sequencial que parte de uma compreensão de si mesmo e engloba a consciência ocupacional. O processo de gestão de carreira, gestão de tempo e gestão financeira é único, e começa com a formulação de metas e objetivos que variam ou que devem ser alcançados de curto a longo prazo. Estratégias de atendimento e fidelização de clientes. Relação entre a gestão de carreira, de tempo e financeira e o desenvolvimento profissional. Testes e como usa-los na gestão de carreira, de tempo e financeira. Como fazer sua gestão de carreira, de tempo e financeira de forma assertiva.
Disciplina 14: Leis e Princípios Biológicos do Treinamento Desportivo
Professor Doutor João Paulo Borin
Ementa: Contextualizar as leis biológicas e os princípios científicos do treinamento esportivo no âmbito das modalidades olímpicas, não olímpicas e paralímpicas.
Disciplina 15: Controle das Variáveis da Carga do Treinamento de Força
Professor Mestre Dilmar Pinto Guedes Junior
Ementa: Proporcionar o entendimento de diferentes controles das variáveis de carga do treinamento de força (intensidade, volume, pausa, frequência, exercícios, velocidade e ação muscular) para maximizar/otimizar a hipertrofia e ganhos de força muscular.
Disciplina 16: Métodos Avançados de Programas de Musculação
Professor Mestre Dilmar Pinto Guedes Junior
Ementa: Proporcionar o entendimento de diferentes métodos, conceitos e definições, respostas fisiológicas, efeitos na aptidão física e planejamento do treinamento.
Disciplina 17: Montagem de Programas e Sistemas Avançados de Musculação
Professor Mestre Dilmar Pinto Guedes Junior
Ementa: Principais recomendações sobre sistemas de treinamento avançados para hipertrofia muscular. Proporcionar ao aluno o entendimento de sistemas de treinamento como: (piramidal, super-set, circuito, bi-set, tri-set, série composta, etc) para maximizar/otimizar a hipertrofia e ganhos de força muscular.
Disciplina 18: Levantamento de Peso Olímpico – LPO
Professor Especialista Ricardo de Barros (Rambo)
Ementa: Levantamento de peso olímpico como modalidade esportiva e meio de treinamento para performance e saúde. Exercícios competitivos e especiais. Progressão pedagógica. Preparação em longo prazo. Periodização de treinamento.
Disciplina 02: Levantamento de Peso Básico – Powerlifting
Professor Especialista Ricardo da Barros (Rambo)
Ementa: Levantamento de peso básico como modalidade esportiva e meio de treinamento para performance e saúde. Exercícios competitivos e especiais. Periodização de treinamento.
Disciplina 20: Fisiculturismo
Professor
Ementa: Apresentar os conceitos e definições, respostas fisiológicas, efeitos na aptidão física e planejamento do treinamento. Quais as regras básicas dessa modalidade. Proporcionar o entendimento sobre o esporte fisiculturismo. O que é necessário para treinar um atleta de alto nível.
Disciplina 21: Flexibilidade: Mobilização Articular e Alongamento
Professor Doutor Abdallah Achour Junior
Ementa: Fisiologia da flexibilidade. Aplicação da flexibilidade no treinamento de força. Flexibilidade x Musculação. Métodos de desenvolvimento da flexibilidade. A Diferença entre Alongamento e Flexibilidade.
Disciplina 22: Treinamento Cárdio Metabólico – Treinamento Aeróbio
Professor Doutor Rodrigo Pereira da Silva
Ementa: Efeito de interferência na hipertrofia e ganhos de força muscular causado pela associação do treinamento de força associado ao aeróbico. Principais mecanismos responsáveis.
Disciplina 23: Treinamento Concorrente e Prescrição do Treinamento Cardiorrespiratório
Professor Mestre Mário Luiz da Silva Tsutsui
Ementa: Entender como o treinamento concorrente pode influenciar positivamente e negativamente sobre a hipertrofia e definição muscular. Possibilitar o entendimento sobre os principais efeitos de realizar o treinamento resistido e o aeróbico na mesma sessão de treinamento. Entender qual a influência do exercício aeróbico sobre os efeitos do exercício resistido e vice-versa.
Disciplina 24: Treinamento Funcional
Professor Doutor Cauê Vazquez La Scala Teixeira
Professor Mestre Krom Marsili Guedes
Ementa: Entender a dinâmica do treinamento funcional. Meios e métodos para melhora do desempenho funcional. Aplicação do treinamento funcional para melhora da saúde e desempenho físico. Entender quais são os possíveis exercícios e objetivos que podem ser trabalhados com o treinamento funcional. Treinamento funcional utilizado para fim de hipertrofia e definição muscular.
Disciplina 25: Treinamento de Força nos Esportes Individuais
Professor Mestre Krom Marsili Guedes
Ementa: Identificar os princípios biológicos do treinamento físico, como, especificidade e carga, para prescrição do treinamento de força, relacionado às modalidades de esportes individuais, utilizando os meios e métodos para o desenvolvimento da força máxima, força explosiva e força de resistência.
Disciplina 26: Treinamento de Força nos Esportes Coletivos
Professor Doutor João Paulo Borin
Ementa: Identificar as características das capacidades biomotoras envolvidas nos esportes coletivos e relacionar com a prescrição e monitoramento da carga, na competição e no treinamento, utilizando os meios e métodos para o desenvolvimento das manifestações da força (máxima, potência e de resistência).
Disciplina 27: Planejamento e Periodização do Treinamento de Força
Professor Doutor João Paulo Borin
Professor Mestre Alexandre Correia Rocha
Ementa: Apresentar e discutir os diferentes modelos de periodização da carga de treinamento e organizar programas de treinamento de força para modalidades esportivas individuais e coletivas.
Disciplina 28: Musculação: Crianças
Professor Doutor Marcos Doerdelein Polito
Ementa: Conhecer as principais etapas do processo de crescimento e desenvolvimento humano, identificando as principais características físicas, motoras, afetivas, sociais e cognitivas de cada etapa e os efeitos do treinamento de força sobre o processo de crescimento e desenvolvimento da criança.
Disciplina 29: Musculação: Idosos
Professor Doutor Denilson de Castro Teixeira
Professor Doutor Mauro Guiselini
Ementa: Estudo do processo de envelhecimento. Envelhecimento e aspectos fisiológicos. Elaboração e desenvolvimento de programas de treinamento de força específicos para essa fase da vida.
Disciplina 30: Musculação: Obesidade
Ementa: O treinamento de força como fator de prevenção a coadjuvante terapêutico da obesidade. Riscos e cuidados na aplicação do treinamento de força em obesos. Protocolos de treinamento de força indicados para aumentar o gasto calórico da sessão.
Disciplina 31: Musculação Feminina
Professor Mestre Dilmar Pinto Guedes Junior
Professor Mestre Mário Luiz da Silva Tsutsui
Ementa: As principais características e peculiaridades da musculação feminina na prescrição e resultados do treinamento de força e hipertrofia.
Disciplina 32: Musculação e Doenças: Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus
Professor Doutor Marcos Doederlein Polito
Ementa: Fisiopatologia da hipertensão arterial sistêmica e cardiopatias. Ações intervencionistas do exercício físico nas doenças cardiovasculares. Programas de exercício físico para prevenção e tratamento dessas doenças. Fisiopatologia do diabetes e exercícios para hipertrofia e definição muscular de pessoas com essa doença. Fisiopatologia da dislipidemia e exercícios para hipertrofia e definição muscular de pessoas com essa doença.
Disciplina 33: Musculação como Intervenção para Correção de Disfunções Posturais
Professor Doutor Márcio Rogério de Oliveira – Londrina
Professor Doutor Marco Antônio Ferreira Alves – Santos
Ementa: Utilização dos exercícios resistidos como ferramenta para correção de disfunções do sistema musculoesquelético que podem predispor a lesões por sobrecarga e algias miofasciais.
Disciplina 34: Musculação e Exercícios para Prevenção e Recuperação de Lesões do Sistema Musculoesquelético
Professor Doutor Márcio Rogério de Oliveira – Londrina
Professor Doutor Marco Antônio Ferreira Alves – Santos
Ementa: Discutir aspectos relacionados à prescrição do treinamento de força no Contexto Preventivo para Pessoas com Algum Fator de Predisposição a Lesões do Sistema Musculoesquelético bem como Intervenção do Processo de Recuperação de Lesões desse Sistema.
Professora Doutora Bernadete Lema Mazzafera
Professor Especialista Gleiton Luiz de Lima
Ementa: Fundamentos da metodologia científica. Estudo das problemáticas relacionadas ao profissional da área de saúde na atualidade e que merecem atenção científica. Métodos e técnicas de pesquisa utilizados na área da saúde. Comunicação entre orientador/orientando. Estruturação de um trabalho científico: delimitação do tema; estrutura e redação do projeto (Normas ABNT).
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC – SERÁ OPCIONAL
A elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, será mediada por tecnologia. O aluno que OPTAR pela pela elaboração do TCC, deverá efetuar matrícula na disciplina de Metodologia de Pesquisa Científica, e efetuar o pagamento de orientação do TCC. O Trabalho Final deverá ser entregue até 03 (três) meses, 90 (noventa) dias após a data programada da última aula. Podendo haver prorrogação com pagamento de taxa administrativa de + 30 (trinta) dias.
Aulas presenciais teóricas e práticas.
Após a confirmação da inscrição, nossa equipe entrará em contato.
Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2012). Especialista em Fisiologia do Exercício pelo Centro de Estudos de Fisiologia do Exercício (2005). Graduado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santos (2002). Atualmente é Professor do curso de graduação e pós-graduação em Educação Física da Faculdade de Educação Física de Santos – FEFIS/UNIMES.
Doutor em Medicina e Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Londrina (2010). Mestre em Pedagogia do Movimento Humano pela Universidade de São Paulo (2003). Possui graduação em Educação Física pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR (1988). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Atividade Física e Envelhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: idosos, exercício físico, atividade física, ativação cerebral, capacidade funcional e envelhecimento.
Doutor em Fisiologia do Exercício pela Universidade de Pittsburgh (1995). Possui Mestrados em Public Health (1995) e em Exercise Physiology, ambos pela University of Pittsburgh (1992). Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (1980). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Paraná. Membro do American College of Sports Medicine (ACSM) e integrante do Aging Interest Group.
Doutor em Biologia Geral e Aplicada pela Universidade Estadual Paulista – UNESP (2011). Mestre em Biologia Geral e Aplicada pela Universidade Estadual Paulista – UNESP (2008). Especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR (2006). Possui graduação em Ciências do Esporte pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (2004). É revisor científico de vários periódicos nacionais e internacionais, incluindo International Journal of Sports Medicine, Journal of Strength and Conditioning Research, Journal of Back and Musculoskeletal Rehabilitation, Journal of Sports Medicine and Physical Fitness, entre outros.
Doutor em Interdisciplinar em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (2020). Mestre pela mesma área, também pela Universidade Federal de São Paulo (2015). Possui graduação em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Metropolitana de Santos (2004). Atua como professor palestrante em cursos e eventos. Docente universitário em nível de pós-graduação. Professor de educação física concursado da Prefeitura Municipal de Santos, responsável pela Seção de Avaliação Física da Secretaria de Esportes.
Mestre em Ciências – Reabilitação pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP (2007). Especialista em Bases Ciêntíficas Modernas na Musculação e Preparação Física pela Universidade Gama Filho – UGF (1993). Possui graduação em Faculdade de Educação Física pela Universidade Metropolitana de Santos (1987). Atualmente é professor titular da Universidade Metropolitana de Santos, professor titular da Universidade Santa Cecília e Membro de corpo editorial da Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício.
Especialista em Fisiologia do Exercício Aplicada à Clínica pela Universidade Federal de São Paulo (2018) e Especialista em Especialização em Treinamento Desportivo pelo Instituto Doctum (2016). Possui graduação em Educação Física pela Universidade Metropolitana de Santos (2010). Tem experiência na área de Educação Física.
O curso será composto de 3 passos para a conclusão e obtenção do certificado.
O curso está programado com 12 (doze) módulos, 360 horas de aulas presenciais no polo indicado. As aulas serão realizadas aos sábados das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, em média de 02 (dois) ou 03 (três) encontros mensais.
O aluno terá acesso aos materiais disponibilizados pelos professores, até 03 (três) dias antes da data da disciplina programada do módulo. O curso será desenvolvido com aulas presenciais (teóricas e práticas).
Todas as disciplinas terão avaliação como forma de mensuração de nota. Para ter direito ao CERTIFICADO o aluno deverá cumprir no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) das atividades programadas do curso e atingir média final de 7,0 (sete). As avaliações serão realizadas pelo professor responsável da disciplina.