Especialização em Neuroaprendizagem
Conheça fundamentos biológicos e psicológicos das deficiências e transtornos de aprendizagem e comportamento, compreendendo o que contempla a Legislação da Educação Especial Inclusiva/Políticas Públicas.
Inscreva-se

Periodicidade das Aulas

O curso terá a carga horária de 420 (quatrocentas e vinte) horas, sendo desenvolvido em 14 (quatorze) módulos. As aulas serão conduzidas por tecnologia, visando prática interdisciplinar e serão realizadas por meio de aulas expositivas remotas no formato ONLINE, aos sábados das 8h às 12h e das 13h às 17h, em média 02 (dois) encontros mensais.

Cronograma das Aulas

Cronograma acadêmico do curso tem a duração de 18 (dezoito) meses. No cômputo da carga horária, estão previstas atividades que serão acompanhadas por tutor a distância.

INÍCIO MARÇO DE 2025

Como Funciona?

O curso de pós-graduação em Neuroaprendizagem, será desenvolvido no formato ONLINE, aulas ao vivo mediadas por tecnologia.

Cronograma das Disciplinas

Professora Mestre Karina Belotti

Ementa: Bases neurobiológicas da aprendizagem. Lobos cerebrais e suas principais funções. Processamento neurológico da informação. Neurofisiologia básica e noções neuronais. Macro anatomia cerebral.

Professora Mestre Raquel Maria Biral Faconti

Ementa: Conceito. Idealizador da neurodidática. Aplicabilidade educacional.

Professora Doutora Ronise Ribeiro Corrêa

Ementa: Conceito de metodologias ativas, tipos de metodologias ativas e sua aplicabilidade para potencializar a aprendizagem em sala de aula.

Professora Especialista Cristiane Tomazinho Fumagalli

Ementa: Anatomia e fisiologia da audição. Processamento auditivo. Propostas de treino e intervenção em dificuldades do processamento auditivo central.

Professora Mestre Aline Maciel Santos
Professor Doutor Tacito Graminha Campois

Ementa: Anatomia e fisiologia da visão. Processamento visual. Propostas de treino e intervenção em processamento auditivo central.

Professora Especialista Alexandra Biral Faconti

Ementa: Aspectos neuroanatômicos e neurofisiológicos da atenção. Tipos de atenção. TDA/H. Propostas de treino e intervenção em déficits de atenção.

Professora Mestre Raquel Maria Biral Faconti

Ementa: Aspectos neuroanatômicos da memória. Tipos de memória. Propostas de treino e intervenção em memória.

Professor Especialista Wilson Lima Saraiva da Fonseca

Ementa: Interfaces da programação neurolinguística e aprendizagem.

Professora Mestre Aline Maciel Santos

Ementa: Conceito. A importância para a inteligência. Linguagem e cognição. Aspectos neurobiológicos e propostas de treino. Intervenção em conceituação.

Professora Doutora Ronise Ribeiro Corrêa
Professora Mestre Raquel Maria Biral Faconti

Ementa: Conceitos, aspectos anatômicos. A importância das funções executivas para o desenvolvimento humano e aprendizagem. Propostas de treino e intervenção em FE.

Professora Especialista Alexandra Biral Faconti

Ementa: Definição de inteligência emocional. Identificação. Ressignificação. Propostas de treino de habilidades. Intervenção em inteligência emocional.

Professor Especialista Diogo Janes Munhoz

Ementa: História dos jogos para o desenvolvimento cognitivo. Aspectos e estratégias para utilização de jogos no desenvolvimento cognitivo para a otimização do processo de ensino aprendizagem.

Professora Especialista Rosangela Pereira do Nascimento

Ementa: Conceito e noções sobre neurofeedback. Conhecimento acerca dos procedimentos mais operacionais do treinamento da atividade dos neurônios de áreas e estruturas do cérebro. Noções do treinamento que se dá por sinalização sonora e visual, o que é tecnicamente definido como Condicionamento Operante das ondas cerebrais. Recomendações para indicação do tratamento em reabilitação cognitiva. Neurofeedback e biofeedback diferenças conceituais e procedimentais.

Professora Doutora Bernadete Lema Mazzafera
Professor Especialista Gleiton Luiz de Lima

Ementa: Fundamentos da metodologia científica. Métodos e técnicas de pesquisa utilizados na área da educação. Comunicação entre orientador/orientando. Estruturação de um trabalho científico: delimitação do tema; estrutura e redação do projeto (Normas ABNT).

inscreva-se

Pós-Graduação “lato sensu” Especialização em Neuroaprendizagem

Matrícula

01 (uma) parcela de
R$ 295,00
(Duzentos e Noventa e Cinco Reais)

Mensalidades

19 (dezenove) parcelas de
R$ 295,00
(Duzentos e Noventa e Cinco Reais)

Aulas 100% ON-LINE

Aulas no formato ONLINE ao vivo mediadas por tecnologia, sem necessidade de encontros presenciais.

O Pagamento das Mensalidades serão Através de Transações Bancárias: > Depósito Bancário; > Transferência Bancária; > PIX.

Após a confirmação da inscrição, nossa equipe entrará em contato.

Profª Bernadete Lema Mazzafera​

Doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo – USP​

Doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo (2006). Mestre em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Possui graduações em Fonoaudiologia Pela Universidade Estácio de Sá (1983) e Direito pela Faculdade Pitágoras de Londrina (2012). Atualmente é docente titular do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unopar – Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias e do Mestrado em Ensino da Universidade de Cuiabá – Unic

Profª Ronise Ribeiro Corrêa

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo - USP

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo – USP (2019). Mestre também em Educação pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (2009). Graduada em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação do Paraná (2011). Possui experiência na área de Geociência, com ênfase em Ciências, Ciências Biológicas e Matemática no Ensino Fundamental, Médio e Superior, além de Metodologia do Ensino Superior.

Nome do Professor

Fusce feugiat nisi eros, sit amet pharetra ante suscipit sit amet. Phasellus euismod dapibus ipsum quis tristique.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc ultricies tellus id enim maximus suscipit. Aliquam varius tristique semper. Mauris quis tincidunt erat. Integer sed ante luctus, convallis leo a, hendrerit dolor. Suspendisse vehicula arcu leo, rhoncus convallis lectus semper non. Nam ac neque id eros commodo auctor id non lacus. Vestibulum pretium faucibus est, eu ornare odio condimentum in. Ut ac scelerisque quam. Aliquam convallis purus et enim faucibus tempor.

Cras congue porttitor odio in convallis. Donec vestibulum ex fermentum sem vehicula, et pretium erat dictum. Pellentesque habitant morbi tristique senectus et netus et malesuada fames ac turpis egestas. Vivamus aliquet, quam sit amet faucibus hendrerit, erat velit pulvinar nisi, vitae mollis ante urna a purus.

Profª Raquel Maria Biral Faconti

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (2006). Especialista em Educação Especial e Psicopedagogia pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina – CESULON (1994). Possui Graduação em Pedagogia, também pelo CESULON (1990). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia Educacional, Psicopedagogia e Reabilitação Humana.

Profª Zuleika Camargo Leite de Toledo

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (2002). Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade de Bandeirante de São Paulo – UNIBAN (1977). Tem experiência na área de Educação com ênfase em processos de formação profissional, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de ensino e de aprendizagem, ensino e educação em diferentes faixas etárias, aspectos científicos da qualidade de vida.

Profª Alexandra Biral Faconti

Especialista em Psicologia Clínica pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina

Especialista em Psicologia Clínica pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina – CESULON (1988). Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (1984).

Prof. Diogo Janes Munhoz

Especialista em Educação Especial pela Faculdade de Pinhais

Especialista em Educação Especial pela Faculdade de Pinhais (2006). Possui Graduação em Educação Física pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR (2001). Tem experiência na área de Educação, Educação Física e Educação Especial, com ênfase nos seguintes temas: Altas Habilidades / Superdotação, Educação Inclusiva e Transtornos Globais do Desenvolvimento.

Profª Karina dos Reis Zapparoli Beloti

Especialista em Neuropsicopedagogia pela Uninter

Especialista em Neuropsicopedagogia pela Uninter (2021). Possui Graduação em Pedagogia pela Unicesumar (2017).

Prof. Gleiton Lima

Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR (2008). Possui graduação em Jornalismo e História pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (1993). Possui experiência na área de Educação, com ênfase nos temas: história, educação, cidadania, sustentabilidade e ensino. Palestrante, conferencista e consultor em Sustentabilidade, Ética, Educação, Formação Humanística e Responsabilidade Integral.

Prof. Esp. Wilson Saraiva

Especialista em Pedagogia Empresarial pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR

Especialista em Pedagogia Empresarial pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR (2008). Possui graduação em Marketing e Propaganda pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR (2007). Atualmente é docente do Centro Universitário Filadélfia – UNIFIL e proprietário do Instituto Verb de Pedagogia e Comunicação empresarial.

Profª Rosangela Pereira do Nascimento

Especialista em Psicopedagogia Clínica pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação

Especialista em Psicopedagogia Clíica pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação (2008). Possui Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia  Ciências e Letras de Jandaia do Sul (1985). Atua principalmente nos seguintes temas: Ensino Médio – Geografia; Formação de Docentes; Psicopedagogia Clínica e Institucional; Avaliação da Aprendizagem, dentre outras.

Como Funciona

O curso será composto de 3 passos para a conclusão e obtenção do certificado.

Periodicidade

Curso ofertado pelo sistema de ensino a distância on-line com aulas ao vivo conectada e mediadas por tecnologia. Carga horária de 420 horas, sendo desenvolvido em 14 (quatorze) módulos, serão, em média, 02 (dois) encontros mensais, ministrados aos sábados das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Cronograma

Cronograma acadêmico do curso tem duração de 18 (dezoito) meses + apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), mediada por tecnologia, com a finalidade de avaliação.

Avaliação

Todos os módulos terão avaliação como forma de mensuração de nota. Para ter direito ao CERTIFICADO o aluno deverá cumprir no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) das atividades programadas do curso e atingir média final de 7,0 (sete). Avaliações serão de responsabilidade do professor ministrante do módulo.