Local das Aulas
Londrina-Paraná
UNIFIL - Campus Ipolon/Canadá
Rua Alagoas nº 2015
Bairro: Kovalski - CEP: 86010-010
O curso de pós-graduação e Treinamento Personalizado e Funcional, será realizado no formato de aulas Presenciais – teóricas e práticas.
As aulas serão realizadas aos sábados das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, média de 02 (dois) ou 03 (três) encontros mensais.
INÍCIO MARÇO DE 2025.
O curso terá duração de 12 (doze) meses + atividades individuais e em grupos fora da sala de aula.
O curso está programado com 12 (doze) módulos, e 24 (vinte e quatro) disciplinas, totalizando 360 (trezentas e sessenta) horas de aulas presenciais.
Para cada disciplina, teremos 2 (duas) atividades avaliativas que serão realizadas no ambiente virtual de aprendizagem (IAEPETEL) e que poderão ser feitas no horário de preferência do aluno, desde que respeitados os prazos máximos estipulados. Ambas possuem caráter obrigatório e a soma ponderada das notas destas atividades deve atingir no mínimo 7.0 (sete). Caso o aluno não atinja a nota mínima, lhe será disponibilizada uma atividade de recuperação para a qual o aproveitamento mínimo exigido também será 7.0 (sete). A avaliação final de cada MÓDULO curricular corresponderá à média aritmética simples das notas obtidas nas atividades associadas aos encontros que o compõem.
A elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, será mediada por tecnologia. O aluno que OPTAR pela elaboração do TCC, terá que efetuar matrícula na disciplina de Metodologia de Pesquisa Científica, efetuar o pagamento da taxa de orientação do TCC. O Trabalho Final deverá ser entregue até 03 (três) meses, 90 (noventa) dias após a data programada da última aula. Podendo haver prorrogação com pagamento de taxa administrativa de + 30 (trinta) dias.
Londrina-Paraná
UNIFIL - Campus Ipolon/Canadá
Rua Alagoas nº 2015
Bairro: Kovalski - CEP: 86010-010
Disciplina 01: Fisiologia do Sistema Neuromuscular & Exercício Físico
Professor Doutor Andreo Fernando Aguiar
Ementa: Organização, estrutura, e função do sistema nervoso. Informação sensorial e reflexos – proprioceptores e quimiorreceptores musculares. Controle motor: Encéfalo e medula espinal. Organização, estrutura, e função do sistema muscular. Contração muscular e produção de força. Tipagem de fibras musculares. Velocidade de contração e ações musculares. Respostas neuromusculares agudas e crônicas ao treinamento físico.
Disciplina 02: Avaliação da Função Neuromuscular
Professor Doutor Andreo Fernando Aguiar
Ementa: Função neuromuscular: tipos de força muscular e sua avaliação. Função neuromuscular e treinamento resistido. Função neuromuscular: controle de carga e recentes avanços tecnológicos. Aptidão neuromuscular para a saúde e desempenho. Avaliação neuromuscular relacionada à prescrição de exercício físico. Testes aplicados na avaliação da função muscular.
Disciplina 03: Prescrição de Exercício Aeróbico
Professor Doutor Sérgio Gregório da Silva
Ementa: Recomendação e prescrição do treinamento aeróbico: iniciantes, intermediários e elite. Métodos e sistemas clássicos e atuais de treinamento aeróbico.
Disciplina 04: Avaliação da Capacidade & Potência Aeróbica
Professor Doutor Sérgio Gregório da Silva
Ementa: Capacidade e potência aeróbica: terminologia e importância no âmbito da saúde e desempenho humano. Capacidade aeróbica e seus determinantes fisiológicos e limiares – ventilatório e lactato. Potência aeróbica e seus determinantes fisiológicos. Potência aeróbica: testes de campo e laboratoriais.
Disciplina 05: Prescrição do Exercício Resistido: Conceitos Básicos
Professor Doutor Marcos Doederlein Polito
Ementa: Recomendações e prescrição do treinamento resistido: iniciantes, intermediários e elite. Métodos e sistemas clássicos e atuais de treinamento resistido. Formas de progressão do treinamento resistido e os diferentes sistemas básicos de treinamento para promoção da força e aumento de massa muscular no longo prazo.
Disciplina 06: Prescrição do Exercício Resistido: Conceitos Avançados
Professor Doutor Marcos Doederlein Polito
Ementa: Recomendações e prescrição do treinamento resistido: iniciantes, intermediários e elite. Métodos e sistemas clássicos e atuais de treinamento resistido. Formas de progressão do treinamento resistido e os diferentes sistemas avançados de treinamento para promoção da força e aumento de massa muscular no longo prazo.
Disciplina 07: Controle do Peso Corporal: Equilíbrio Energético
Professor Doutor Dartagnan Pinto Guedes
Ementa: Controle do peso corporal: ingestão energética. Controle do peso corporal: dispêndio energético. Métodos de avaliação do dispêndio energético diário: calorimetria direta e indireta. Métodos de avaliação do dispêndio energético diário: recordatórios e questionários e a sua interpretação. Ingestão e dispêndio energético e a sua relação com a saúde e performance humana.
Disciplina 08: Composição Corporal: Princípios, Técnicas e Aplicações
Professor Doutor Dartagnan Pinto Guedes
Ementa: Antropometria e composição corporal: conceitos terminológicos e históricos. Antropometria e composição corporal: erros de medida e validade e reprodutibilidade de seus instrumentos de medida. Antropometria: procedimentos metodológicos e sua interpretação. Composição corporal: procedimentos metodológicos e sua interpretação.
Disciplina 09: Avaliação e Prescrição do Exercício Físico para Idosos
Professor Doutor Denilson de Castro Teixeira
Ementa: Aspectos biopsicossociais do envelhecimento. Recomendações de exercício para idosos. Avaliação e prescrição do exercício físico para idosos: iniciantes, intermediários e avançados.
Disciplina 10: Fisiologia do Exercício no Envelhecimento
Professor Doutor Denilson de Castro Teixeira
Ementa: Envelhecimento: fatores demográficos e socioeconômicos. Metabolismo energético no envelhecimento. Funções cardiorrespiratória e neuromuscular e envelhecimento. Função imune endócrina e envelhecimento e seu impacto sobre a saúde humana.
Disciplina 11: Avaliação e Prescrição do Exercício Físico para Obesos
Professor Doutor Donizete Cícero Xavier de Oliveira
Ementa: Aspectos biopsicossociais do obeso. Recomendações de exercício para obesos. Avaliação e prescrição do exercício físico para obesos e controle de peso corporal.
Disciplina 12: Avaliação e Prescrição do Exercício Físico para Cardiopatas
Professor Doutor Juliano Casonatto
Ementa: Avaliação e prescrição do exercício físico para cardiopatas. Fisiopatologia das doenças cardiovasculares e suas repercussões. Importância da prescrição de programas de exercício físico seguros. Reabilitação cardíaca no ambiente hospitalar e ambulatorial.
Disciplina 13: Suplementos Nutricionais & Composição Corporal
Professora Mestre Daniele A. Capelato Pagan
Ementa: Relação ingestão/demanda energética. Suplementação nutricional e composição corporal: fatos e mitos. Suplementação nutricional e composição corporal: proteínas. Suplementação nutricional e composição corporal: termogênicos e similares. Desordens alimentares em praticantes de exercício físico e atletas. Desordens alimentares em não praticantes de exercício físico.
Disciplina 14: Novas Tendências Nutricionais & Exercício Físico
Professora Mestre Daniele A. Capelato Pagan
Ementa: O metabolismo corporal e as respostas fisiológicas das dietas restritivas bem como a análise da composição corporal e o fornecimento de energia pela alimentação. Recuperação muscular associada ao déficit energético e metabolismo dos macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) associado a rotina alimentar e sua melhor distribuição ao longo do dia.
Disciplina 15: Aspetos Fisiológicos & Metodológicos do Treinamento de Força
Professor Mestre Dilmar Pinto Guedes Junior
Professor Mestre Krom Marsili Guedes
Ementa: A importância do estudo da força muscular e sua aplicação, tanto para o rendimento esportivo quanto para a saúde e qualidade de vida em indivíduos não atletas. Análise de exercícios e controle das variáveis metodológicas do treinamento: peso, intervalo entre exercícios, número de repetições e de séries, além de frequência semanal de treinamentos no processo de planejamento e periodização do treinamento.
As novas tendências do treinamento físico e sua aplicabilidade em diferentes populações. Como aplicar diferentes métodos de treinamento de maneira segura e eficiente. Considerando o custo x benefício dos exercícios através de uma progressão pedagógica partindo do simples ao complexo.
Disciplina 16: Métodos Avançados de Treinamento de Força & Periodização do Treinamento
Professor Mestre Dilmar Pinto Guedes Junior
Ementa: Recomendações e prescrição do treinamento neuromotor. Métodos e sistemas clássicos e atuais de treinamento neuromotor. Métodos avançados de treinamento de força. Hipertrofia e aumento da força muscular. Organizar o planejamento e a periodização do treinamento.
Disciplina 17: Avaliação Multifuncional – Aplicação Prática no Treinamento Funcional
Professor Doutor Mauro Antônio Guiselini
Ementa: Avaliação das habilidades motoras funcionais. Identificação de possíveis déficts de movimento, prevenção de lesões e orientações para a prescrição de treinamento. Processo de administração dos 10 testes funcionais para identificar déficits de movimento, assimetrias funcionais, limitações nas habilidades motoras funcionais básicas.
Disciplina 18: Prescrição de Treinamento do CORE
Professor Doutor Mauro Antônio Guiselini
Ementa: Prescrição de treinamento: exercícios de estabilização, força e potência do CORE. Conceito de anatomia e biomecânica do complexo CQPL (quadril, pélvico, lombar). Revisão dos testes do CORE: consciência, controle, resistência e força. Montagem de programas de treinamento funcional & CORE. Treinamento do CORE: aplicação prática. Treinamento funcional: aplicação prática. Treinamento funcional e performance. Treinamento funcional para grupos especiais: idosos e obesos.
Disciplina 19: Treinamento Funcional “Home Personal Trainer”
Professor Doutor Cauê Vazquez La Scala Teixeira
Ementa: Entender o filão de mercado extra academias e técnicas alternativas de treinamento que não dependem de equipamentos, ideais para o trabalho em ambientes externos às academias, como ao ar livre ou em domicílio/condomínios. Autorresistência. Treinamento resistido manual. Exercícios com o peso corporal. HIIT boy work. Principais evidências científicas sobre as técnicas apresentadas.
Disciplina 20: Treinamento Funcional, Gasto Calórico e Emagrecimento
Professor Doutor Cauê Vazquez La Scala Teixeira
Ementa: Exercício físico e emagrecimento: o papel do treinamento funcional no mercado. Treinamento funcional: conceito e características. Os efeitos das características do treinamento funcional sobre o gasto energético das sessões de treino. Gasto calórico no treinamento funcional: como maximizar. Treinamento funcional e emagrecimento. Os efeitos do treinamento funcional sobre a massa corporal e o percentual de gordura, desfechos relevantes considerando o atual contexto de crescimento nas taxas de excesso de peso e obesidade no Brasil e no mundo.
Disciplina 21: Novas Tendências do Treinamento Resistido “Funcional”
Professor Doutor Cauê Vazquez La Scala Teixeira
Ementa: Bases teóricas e científicas do treinamento funcional. Montagem de sessão de treino: conscientização corporal e mobilidade, estabilidade do tronco, treinamento resistido funcional. Progressões pela estratégia da complexidade. Diretrizes para a manipulação das variáveis de treino e controle de carga. Principais resultados provenientes do treinamento funcional.
Disciplina 22: Organização, Sistematização da Avaliação & Prescrição do Treinamento Físico
Professor Mestre Alexandre Correia Rocha
Ementa: Princípios clássicos e modernos do treinamento físico. Treinamento físico: organização e sistematização. Cargas de treinamento: características e seus aspectos determinantes.
Disciplina 23: Gestão de Negócios e Liderança
Professor Mestre Fábio Kalil Fares Saba
Ementa: Conceitos e estratégias de gestão de negócios e liderança para o profissional da área da saúde. Gestão de retenção. Do atendimento técnico ao atendimento estratégico para retenção do seu “cliente, aluno, paciente”. O mercado de trabalho para o profissional da saúde. Estratégias de negócios e liderança para que o profissional possa se posicionar de forma coerente em sua área de atuação.
Disciplina 24: Gestão de Pessoas
Professor Especialista Fábio Tsuyoshi Ban
Ementa: Composição do perfil profissional e marketing pessoal. Mercado de trabalho para o profissional da área de saúde. Estratégias e aplicações de marketing de serviço e de negócio. Visão mais ampla sobre a gestão de pessoas. Como construir e gerenciar relacionamentos considerando as principais variáveis da gestão 4.0.
Professora Doutora Bernadete Lema Mazzafera
Professor Especialista Gleiton Luiz de Lima
Ementa: Fundamentos da metodologia científica. Estudo das problemáticas relacionadas ao profissional da área de saúde na atualidade e que merecem atenção científica. Métodos e técnicas de pesquisa utilizados na área da saúde. Comunicação entre orientador/orientando. Estruturação de um trabalho científico: delimitação do tema; estrutura e redação do projeto (Normas ABNT).
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC – SERÁ OPCIONAL
A elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, será mediada por tecnologia. O aluno que OPTAR pela elaboração do TCC, deverá efetuar o pagamento de orientação do TCC. O Trabalho Final deverá ser entregue até 03 (três) meses, 90 (noventa) dias após a data programada da última aula. Podendo haver prorrogação com pagamento de taxa administrativa de + 30 (trinta) dias.
Aulas presenciais – teóricas e práticas.
Após a confirmação da inscrição, nossa equipe entrará em contato.
Doutor em Biologia Geral e Aplicada pela Universidade Estadual Paulista – UNESP (2011). Mestre em Biologia Geral e Aplicada pela Universidade Estadual Paulista – UNESP (2008). Especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR (2006). Possui graduação em Ciências do Esporte pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (2004). É revisor científico de vários periódicos nacionais e internacionais, incluindo International Journal of Sports Medicine, Journal of Strength and Conditioning Research, Journal of Back and Musculoskeletal Rehabilitation, Journal of Sports Medicine and Physical Fitness, entre outros.
Doutor em Interdisciplinar em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (2020). Mestre pela mesma área, também pela Universidade Federal de São Paulo (2015). Possui graduação em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Metropolitana de Santos (2004). Atua como professor palestrante em cursos e eventos. Docente universitário em nível de pós-graduação. Professor de educação física concursado da Prefeitura Municipal de Santos, responsável pela Seção de Avaliação Física da Secretaria de Esportes.
Doutor em Educação Física pela EEFE da Universidade de São Paulo – USP (1994). Pós-Doutorado em Aptidão Física e Saúde pela Universidade Técnica de Lisboa, Portugal (1997). Mestre em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1984). Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (1974). Atualmente é professor-titular do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). É autor de livros em sua área de atuação e assessor científico no desenvolvimento de softwares direcionados à avaliação/prescrição de exercício físico.
Doutor em Medicina e Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Londrina (2010). Mestre em Pedagogia do Movimento Humano pela Universidade de São Paulo (2003). Possui graduação em Educação Física pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR (1988). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Atividade Física e Envelhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: idosos, exercício físico, atividade física, ativação cerebral, capacidade funcional e envelhecimento.
Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina-UEL (2017). Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP (2005). Atualmente é professor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) em Uberaba-MG. Tem experiência na área de fisiologia do exercício e na área de lutas, artes marciais e modalidades esportivas de combate.
Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2012). Especialista em Fisiologia do Exercício pelo Centro de Estudos de Fisiologia do Exercício (2005). Graduado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santos (2002). Atualmente é Professor do curso de graduação e pós-graduação em Educação Física da Faculdade de Educação Física de Santos – FEFIS/UNIMES.
Doutor em Ciências do Movimento Humano pela UNIMEP (2019). Mestre em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esportes da Universidade de São Paulo (1984). Possui graduação em Educação Física, também pela mesma instituição (1971). Desenvolve estudos e pesquisas relacionadas à aptidão física e saúde de crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Doutor em Fisiologia do Exercício pela Universidade de Pittsburgh (1995). Possui Mestrados em Public Health (1995) e em Exercise Physiology, ambos pela University of Pittsburgh (1992). Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (1980). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Paraná. Membro do American College of Sports Medicine (ACSM) e integrante do Aging Interest Group.
Mestre em Ciências – Reabilitação pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP (2007). Especialista em Bases Ciêntíficas Modernas na Musculação e Preparação Física pela Universidade Gama Filho – UGF (1993). Possui graduação em Faculdade de Educação Física pela Universidade Metropolitana de Santos (1987). Atualmente é professor titular da Universidade Metropolitana de Santos, professor titular da Universidade Santa Cecília e Membro de corpo editorial da Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício.
Especialista em Fisiologia do Exercício Aplicada à Clínica pela Universidade Federal de São Paulo (2018) e Especialista em Especialização em Treinamento Desportivo pelo Instituto Doctum (2016). Possui graduação em Educação Física pela Universidade Metropolitana de Santos (2010). Tem experiência na área de Educação Física.
O curso será composto de 3 passos para a conclusão e obtenção do certificado.
O curso está programado com 12 (doze) módulos, 360 horas de aulas presenciais no polo indicado. As aulas serão realizadas aos sábados das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, em média de 02 (dois) ou 03 (três) encontros mensais.
O aluno terá acesso aos materiais disponibilizados pelos professores, até 03 (três) dias antes da data da disciplina programada do módulo. O curso será desenvolvido com aulas presenciais (teóricas e práticas).
Todas as disciplinas terão avaliação como forma de mensuração de nota. Para ter direito ao CERTIFICADO o aluno deverá cumprir no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) das atividades programadas do curso e atingir média final de 7,0 (sete). As avaliações serão realizadas de forma eletrônica disponibilizadas aos alunos.