Pós-Graduação “lato sensu” Especialização em Fisiologia do Exercício

O Curso tem o propósito de oferecer aos profissionais amplo conhecimento teórico e prático atualizado referente aos processos fisiológicos e bioquímicos dos principais sistemas orgânicos em repouso e em exercício físico.

Professores CONVIDADOS

Como Funciona?

O curso de pós-graduação em Fisiologia do Exercício, será realizado no formato de aulas Presenciais – teóricas e práticas.


Periodicidade das Aulas

As aulas serão realizadas aos sábados das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, média de 02 (dois) ou 03 (três) encontros mensais.

INÍCIO MARÇO DE 2025.

Cronograma das Aulas

O curso terá duração de 12 (doze) meses + atividades de alto estudo e avaliação individual e em grupos fora da sala de aula.

Módulos

O curso está programado com 12 (doze) módulos, com 24 (vinte e quatro) disciplinas, totalizando 360 horas.

Avaliação

Para cada disciplina, teremos 2 (duas) atividades avaliativas que serão realizadas no ambiente virtual de aprendizagem (IAEPETEL) e que poderão ser feitas no horário de preferência do aluno, desde que respeitados os prazos máximos estipulados. Ambas possuem caráter obrigatório e a soma ponderada das notas destas atividades deve atingir no mínimo 7.0 (sete). Caso o aluno não atinja a nota mínima, lhe será disponibilizada uma atividade de recuperação para a qual o aproveitamento mínimo exigido também será 7.0 (sete). A avaliação final de cada MÓDULO curricular corresponderá à média aritmética simples das notas obtidas nas atividades associadas aos encontros que o compõem.

Trabalho de Conclusão de Curso - TCC - Opcional

A elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, será mediada por tecnologia. O aluno que OPTAR pela elaboração do TCC, deverá efetuar o pagamento da taxa de orientação do TCC. O Trabalho Final deverá ser entregue até 03 (três) meses, 90 (noventa) dias após a data programada da última aula. Podendo haver prorrogação com pagamento de taxa administrativa de + 30 (trinta) dias.

Local das Aulas

Londrina-Paraná
UNIFIL - Campus Ipolon/Canadá
Rua Alagoas nº 2015
Bairro: Kovalski - CEP: 86010-010

Cronograma das Disciplinas

Disciplina 1: Fisiologia do Sistema Neuromuscular & Exercício Físico

Professor Doutor Andreo Fernando Aguiar

Ementa: Organização, estrutura, e função do sistema nervoso. Informação sensorial e reflexos – proprioceptores e quimiorreceptores musculares. Controle motor: Encéfalo e medula espinal. Organização, estrutura, e função do sistema muscular. Contração muscular e produção de força. Tipagem de fibras musculares. Velocidade de contração e ações musculares. Respostas neuromusculares agudas e crônicas ao treinamento físico.

 

Disciplina 2: Avaliação da Função Neuromuscular

Professor Doutor Andreo Fernando Aguiar

Ementa: Função neuromuscular: tipos de força muscular e sua avaliação. Função neuromuscular e treinamento resistido. Função neuromuscular: controle de carga e recentes avanços tecnológicos. Aptidão neuromuscular para a saúde e desempenho. Avaliação neuromuscular relacionada à prescrição de exercício físico. Testes aplicados na avaliação da função muscular.

Disciplina 3: Avaliação da Função Neuromotora

Professor Doutor Márcio Rogério de Oliveira

Ementa: Função neuromotora: terminologia e importância no âmbito da saúde e desempenho humano. Função neuromotora: equilíbrio. Função neuromotora: coordenação. Função neuromotora: flexibilidade.

 

Disciplina 4: Cinesiologia & Biomecânica Aplicada ao Treinamento Resistido

Professor Doutor Márcio Rogério de Oliveira

Ementa: Planos e eixos do movimento. Classificação e tipos de articulações. Classificação e tipos dos movimentos: simples vs. compostos. Musculatura humana: agonistas, sinergistas e estabilizadores.

Disciplina 5: Fisiologia do Sistema Cardiorrespiratório & Exercício Físico

Professor Doutor Crivaldo Gomes Cardoso Junior

Ementa: Organização, estrutura, e função do sistema respiratório. Ventilação pulmonar e mecânica da respiração – difusão de gases. Transporte de gases no sangue. Relação ventilação/perfusão. Controle respiratório.

 

Disciplina 6: Avaliação da Capacidade & Potência Aeróbica

Professor Doutor Crivaldo Gomes Cardoso Junior

Ementa: Capacidade e potência aeróbica: terminologia e Importância no âmbito da saúde e desempenho humano. Capacidade aeróbica e seus determinantes fisiológicos e limiares – ventilatório e lactato. Potência aeróbica e seus determinantes fisiológicos. Potência aeróbica: testes de campo e laboratoriais.

Disciplina 7: Fisiologia do Sistema Endócrino & Exercício Físico

Professor Doutor Crivaldo Gomes Cardoso Junior

Ementa: Organização, estrutura, e função do sistema neuroendócrino. Hormônios: terminologia e categorização. Hormônios: regulação e ação. Controle hormonal e interações com outros sistemas orgânicos. Respostas hormonais agudas e crônicas ao treinamento físico. Aspectos do controle adequado de cargas de treinamento, balanço entre anabolismo e catabolismo muscular, desempenho físico e o uso de substâncias hormonais anabolizantes.

 

Disciplina 8: Fisiologia do Sistema Imune & Exercício Físico

Professor Doutor Crivaldo Gomes Cardoso Junior

Ementa: Organização, estrutura, e função do sistema imune. Sistema imune inato e respostas agudas e crônicas ao treinamento físico. Sistema imune adquirido e respostas agudas e crônicas ao treinamento físico. Novas tendências na Imunologia e recomendações práticas.

Disciplina 9: Fisiologia do Sistema Cardiovascular & Exercício Físico

Professor Doutor Juliano Casonatto

Ementa: Organização, estrutura, e função do sistema cardiovascular. Miocárdio e ciclo cardíaco. Débito cardíaco: frequência cardíaca e volume sistólico. Hemodinâmica humana. Respostas circulatórias agudas e crônicas ao treinamento físico.

 

Disciplina 10: Avaliação da Função Cardiovascular

Professor Doutor Crivaldo Gomes Cardoso Junior

Ementa: Função cardiovascular: Métodos de monitoramento da pressão arterial. Função cardiovascular: métodos de monitoramento da frequência cardíaca. Função cardiovascular: métodos de monitoramento da variabilidade da frequência cardíaca e sua interpretação.

Disciplina 11: Fisiologia do Exercício & Bioenergética

Professor Doutor Lúcio Flávio Soares Caldeira

Ementa: Breve histórico da fisiologia do exercício. Fisiologia do exercício: definições terminológicas. Conceitos básicos da fisiologia do exercício: energia, trabalho, potência e eficiência. Calorimetria direta vs indireta. Principais mecanismos fisiológicos para produção de energia. Determinação de parâmetros aeróbios e anaeróbios.

 

Disciplina 12: Fisiologia do Exercício & Meio Ambiente

Professor Doutor Lúcio Flávio Soares Caldeira

Ementa: Compreender melhor a relação dos desafios ambientais impostos aos ajustes dos sistemas fisiológicos de forma aguda a as adaptações provocadas pelo treinamento físico realizado nesses locais, chamados de ambientes hostis. Além disso, saiba como deve ser realizado algumas estratégias preventivas quanto a problemas de internação no exercício físico realizado no calor e dos sintomas de mal da montanha e possíveis edemas causados pela exposição abrupta à grandes altitudes.

Disciplina 13: Fisiologia do Exercício no Envelhecimento

Professor Doutor Denilson de Castro Teixeira

Ementa: Envelhecimento: fatores demográficos e socioeconômicos. Metabolismo energético no envelhecimento. Funções cardiorrespiratória e neuromuscular e envelhecimento. Função imune endócrina e envelhecimento e seu impacto sobre a saúde humana.

 

Disciplina 14: Avaliação e Prescrição do Exercício Físico para Idosos

Professor Doutor Denilson de Castro Teixeira

Ementa: Aspectos biopsicossociais do envelhecimento. Recomendações de exercício para idosos. Avaliação e prescrição do exercício físico para idosos: iniciantes, intermediários e avançados. Envelhecimento, aptidão física e aptidão funcional. Aptidão física vs. Aptidão funcional. Aptidão funcional: bateria de testes de campo: Procedimentos metodológicos e sua interpretação.

Disciplina 15: Introdução à Avaliação Física & Fisiológica

Professor Doutor Donizete Cícero Xavier de Oliveira

Ementa: Conceitos terminológicos básicos: Medir, testar e avaliar. Avaliação física: Categorização, organização e sistematização. Erros de medida: Validade e reprodutibilidade. Triagem pré-participação.

 

Disciplina 16: Hidratação, Balanço Eletrolítico & Exercício Físico: Estratégias de Reposição Hidroeletrolítica

Professor Doutor Donizete Cícero Xavier de Oliveira

Ementa: Recomendações nutricionais: água. Perda e ganho hídrico e termorregulação corporal no frio e no calor. Perda e ganho hídrico e relação com saúde e performance. Reposição hídrica: estratégias clássicas e atuais. Hidratação entre crianças, adultos, idosos e as diferenças entre homens e mulheres.

Disciplina 17: Controle do Peso Corporal: Equilíbrio Energético

Professor Doutor Dartagnan Pinto Guedes

Ementa: Controle do peso corporal: ingestão energética. Controle do peso corporal: dispêndio energético. Métodos de avaliação do dispêndio energético diário: calorimetria direta e indireta. Métodos de avaliação do dispêndio energético diário: recordatórios e questionários e a sua interpretação. Ingestão e dispêndio energético e a sua relação com a saúde e performance humana.

 

Disciplina 18: Composição Corporal: Princípios, Técnicas e Aplicações

Professor Doutor Dartagnan Pinto Guedes

Ementa: Antropometria e composição corporal: conceitos terminológicos e históricos. Antropometria e composição corporal: erros de medida e validade e reprodutibilidade de seus instrumentos de medida. Antropometria: procedimentos metodológicos e sua interpretação. Composição corporal: procedimentos metodológicos e sua interpretação.

Disciplina 19: Fisiologia do Exercício na Infância & Adolescência

Professora Doutora Carla Cristiane da Silva Farquetti

Ementa: Metabolismo energético na infância e adolescência. Estrutura e função cardiorrespiratória e neuromuscular na infância e adolescência. Função imune endócrina na infância e adolescência e seu impacto sobre a saúde e performance.

 

Disciplina 20: Principais Doenças Crônicas não Transmissíveis

Professor Doutor Marcos Doederlein Polito

Ementa: Fisiologia do exercício: doenças musculares. Fisiologia do exercício: doenças respiratórias, cardíacas, cardiovasculares e diabetes tipo 2. Fisiologia do exercício: doenças metabólicas. Prescrição dos treinamentos aeróbio e resistido.

Disciplina 21: Prescrição de Exercício Resistido: Conceitos Básicos

Professor Doutor Marcos Doederlein Polito

Ementa: Recomendações e prescrição do treinamento resistido: iniciantes, intermediários e elite. Métodos e sistemas clássicos e atuais de treinamento resistido. Formas de progressão do treinamento resistido e os diferentes sistemas básicos de treinamento para promoção da força e aumento de massa muscular no longo prazo.

 

Disciplina 22: Prescrição de Exercício Resistido: Conceitos Avançados

Professor Doutor Marcos Doederlein Polito

Ementa: Recomendações e prescrição do treinamento resistido: iniciantes, intermediários e elite. Métodos e sistemas clássicos e atuais de treinamento resistido. Formas de progressão do treinamento resistido e os diferentes sistemas avançados de treinamento para promoção da força e aumento de massa muscular no longo prazo.

Disciplina 23: Aspetos Fisiológicos & Metodológicos do Treinamento de Força

Professor Mestre Dilmar Pinto Guedes Junior

Ementa: A importância do estudo da força muscular e sua aplicação, tanto para o rendimento esportivo quanto para a saúde e qualidade de vida em indivíduos não atletas. Análise de exercícios e controle das variáveis metodológicas do treinamento: peso, intervalo entre exercícios, número de repetições e de séries, além de frequência semanal de treinamentos no processo de planejamento e periodização do treinamento.

 

Disciplina 24: Métodos Avançados do Treinamento de Força & Periodização do Treinamento

Professor Mestre Dilmar Pinto Guedes Junior

Ementa: Recomendações e prescrição do treinamento neuromotor. Métodos e sistemas clássicos e atuais de treinamento neuromotor. Métodos avançados de treinamento de força. Hipertrofia e aumento da força muscular. Organizar o planejamento e a periodização do treinamento.

Professora Doutora Bernadete Lema Mazzafera

Professor Especialista Gleiton Luiz de Lima

Ementa: Fundamentos da metodologia científica. Estudo das problemáticas relacionadas ao profissional da área de saúde na atualidade e que merecem atenção científica. Métodos e técnicas de pesquisa utilizados na área da educação. Comunicação entre orientador/orientando. Estruturação de um trabalho científico: delimitação do tema; estrutura e redação do projeto (Normas ABNT).

 

 

TRABALHO DE CONCLUSÃO – TCC – SERÁ OPCIONAL

A elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, será mediada por tecnologia, o aluno que optar pelo TCC, terá que efetuar matrícula na disciplina de Metodologia de Pesquisa Científica, fazer o pagamento de orientação do TCC, o Trabalho Final deverá ser entregue até 03 (três) meses, 90 (noventa) dias após a data programada da última aula. Podendo haver prorrogação com pagamento de taxa administrativa de + 30(trinta) dias.

inscreva-se

Matrícula

01 (uma) parcela de
R$ 300,00
(Trezentos Reais)

Mensalidades

17 (dezessete) parcelas de​
R$ 300,00
(Trezentos Reais)

Modelo Presencial

Aulas presenciais, teóricas e práticas.

Pagamento das Mensalidades Via Transações Bancárias: Depósito/Transferência ou PIX

Após a confirmação da inscrição, nossa equipe entrará em contato.

Prof. Andreo Fernando Aguiar

Doutor em Biologia Geral e Aplicada pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP

Doutor em Biologia Geral e Aplicada pela Universidade Estadual Paulista – UNESP (2011). Mestre em Biologia Geral e Aplicada pela Universidade Estadual Paulista – UNESP (2008). Especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR (2006). Possui graduação em Ciências do Esporte pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (2004). É revisor científico de vários periódicos nacionais e internacionais, incluindo International Journal of Sports Medicine, Journal of Strength and Conditioning Research, Journal of Back and Musculoskeletal Rehabilitation, Journal of Sports Medicine and Physical Fitness, entre outros.

Profª Carla Cristiane da Silva

Doutora em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina – UEL

Doutora em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação Associado UEM/UEL (2014). Mestre em Pediatria pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Possui graduação na Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (2000). Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente com Treinamento Físico para crianças e adolescentes, densidade mineral óssea em populações pediátricas e variabilidade da frequência cardíaca.

Prof. Dartagnan Pinto Guedes

Doutor em Educação Física pela EEFE da Universidade de São Paulo - USP

Doutor em Educação Física pela EEFE da Universidade de São Paulo – USP (1994). Pós-Doutorado em Aptidão Física e Saúde pela Universidade Técnica de Lisboa, Portugal (1997). Mestre em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1984). Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (1974). Atualmente é professor-titular do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). É autor de livros em sua área de atuação e assessor científico no desenvolvimento de softwares direcionados à avaliação/prescrição de exercício físico.

Prof. Denílson de Castro Teixeira

Doutor em Medicina e Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Londrina – UEL

Doutor em Medicina e Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Londrina (2010). Mestre em Pedagogia do Movimento Humano pela Universidade de São Paulo (2003). Possui graduação em Educação Física pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR (1988). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Atividade Física e Envelhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: idosos, exercício físico, atividade física, ativação cerebral, capacidade funcional e envelhecimento.

Prof. Donizete Cícero Xavier de Oliveira

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina-UEL (2017). Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP (2005). Atualmente é professor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) em Uberaba-MG. Tem experiência na área de fisiologia do exercício e na área de lutas, artes marciais e modalidades esportivas de combate. 

Prof. Juliano Casonatto

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina – UEL/UEM

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (2013), Mestre também na mesma área pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (2010). Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (2006). Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: pressão arterial, sobrepeso, respostas cardiovasculares, aptidão física.

Prof. Lúcio Flávio Soares Caldeira

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (2016), Mestre também na mesma área pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (2009). Possui graduação em Educação Física Licenciatura pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (2004). Atua como docente na Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) nas disciplinas de Fisiologia do Exercício e Metodologia do Atletismo no ensino presencial nos cursos de graduação em Licenciatura e Bacharelado em Educação Física.

Prof. Marcelo Vitor da Costa

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (2018), Mestre também na mesma área pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (2012). Possui graduação em Educação Física Bacharelado pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (2010). Atualmente atua em projetos de pesquisa sobre psicobiologia aplicada ao desempenho esportivo. Professor da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) Arapongas.

Prof. Márcio Rogério de Oliveira

Doutor em Ciências da Reabilitação pela Universidade PITÁGORAS/UNOPAR/UEL

Doutor em Ciências da Reabilitação Pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR (2017). Mestre também na mesma área pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR (2014). Possui graduações em Fisioterapia pela Universidade Norte do Paraná (2012) e em Exercício Físico e Reabilitação, pela mesma instituição (2011). Atualmente é Professor da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) e está credenciado como docente no curso de Mestrado Profissional em Exercício Físico na Promoção da Saúde.

Prof. Marcos Doederlein Polito

Doutor em Educação Física pela Universidade Gama Filho – UGF

Doutor em Educação Física pela Universidade Gama Filho (2006). Mestre em Educação Física pela mesma instituição (2003). Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (1996). Desde 2007 é docente do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Londrina, onde coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Respostas Cardiovasculares e Exercício (GECardio) e o Grupo de Estudo e Pesquisa em Treinamento de Força (GEStrength).

Prof. Fábio Kalil Fares Saba

Mestre em Biodinâmica do Movimento Humano pela Universidade de São Paulo - USP

Mestre em Biodinâmica do Movimento Humano pela Universidade de São Paulo – USP (1999). Possui graduação em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo André (1989). Diretor Técnico da Empresa Fitness Brasil. Atuou de 2000 a 2006, como Coordenador do Esporte da Secretaria de Educação do Município de São Paulo.

Prof. Mário Carlos Welin Balvedi

Mestre em Exercício Físico na Promoção da Saúde pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Mestre em Exercício Físico na Promoção da Saúde pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR (2015). Especialista em Exercício Físico e Reabilitação pela mesma instituição (2006). Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (2004). Atualmente é Preparador Físico da equipe Londrina Basquetebol, Docente dos cursos EAD de Educação Física Licenciatura e Bacharelado da Universidade Pitágoras Unopar e Universidade Anhanguera – UNIDERP.

Prof. Fábio Tsuyoshi Ban

Especialista MBA em Gestão de Negócios pela Faculdade Paranaense – FACCAR

Especialista MBA em Gestão de Negócios pela Faculdade Paranaense – FACCAR (2005). Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (2003). Certificado em Coaching & Liderança pela Ohio University – EUA (2019).  Atualmente é Head de Gestão e Governança em Inovação, Palestrante e Mentor de Gestão de Inovação pela FB Inteligência Organizacional.

Como Funciona

O curso será composto de 3 passos para a conclusão e obtenção do certificado.

Módulos

O curso está programado com 12 (doze) módulos, 360 horas de aulas presenciais no polo indicado. As aulas serão realizadas aos sábados das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, em média de 02 (dois) ou 03 (três) encontros mensais.

Complementos

O aluno terá acesso aos materiais disponibilizados pelos professores, até 03 (três) dias antes da data da disciplina programada do módulo. O curso será desenvolvido com aulas presenciais (teóricas e práticas).

Avaliação

Todas as disciplinas terão avaliação como forma de mensuração de nota. Para ter direito ao CERTIFICADO o aluno deverá cumprir no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) das atividades programadas do curso e atingir média final de 7,0 (sete). As avaliações serão realizadas de forma eletrônica disponibilizadas aos alunos.