Pós-Graduação “lato sensu” Especialização em Transtornos de Aprendizagem com Ênfase Educacional e Psicopedagógica

Proporcionar aos profissionais conhecer fundamentos biológicos e psicológicos das deficiências e transtornos de aprendizagem e comportamento. Ter acesso a conhecimentos, instrumentos e marcadores que caracterizam as dificuldades e os transtornos de aprendizagem. Diferenciar as dificuldades de transtornos / distúrbios de aprendizagem. Compreender as diferenças conceituais e etiológicas de dificuldades e transtornos de aprendizagem. Ter acesso a instrumentos de identificação de sinais de risco de transtornos de aprendizagem e conhecer as medidas educacionais que podem ser empregadas para minimizar impactos dos transtornos de aprendizagem na vida acadêmica do educando.

Periodicidade das Aulas

O curso terá carga horária de 400 (quatrocentas) horas, sendo desenvolvido em 11 (onze) módulos de disciplinas. As aulas serão ON-LINE, mediadas por tecnologia, visando prática interdisciplinar e serão realizadas por meio de aulas expositivas remotas no formato ON-LINE, aos sábados das 8h às 12h e das 13h às 17h, em média 02 (dois) encontros mensais.

Cronograma das Aulas

Cronograma acadêmico do curso tem a duração de 18 (dezoito) meses. No cômputo da carga horária, estão previstas atividades que serão acompanhadas por tutor a distância.

Como Funciona?

O curso de pós-graduação em Transtornos de Aprendizagem com Ênfase Educacional e Psicopedagógica, será desenvolvido no formato ON-LINE, aulas ao vivo mediadas por tecnologia.

Cronograma das Disciplinas

Professora Doutora Ronise Ribeiro Corrêa
Professora Especialista Alexandra Biral Faconti

Ementa: Neuroanatomia básica. Funções corticais e aspectos neurobiológicos das funções e disfunções da aprendizagem. Questões emocionais e sócio ambientais que podem estar interligadas aos transtornos de aprendizagem.

Ementa: Conceito e como realizar a flexibilização curricular e como deve ser realizada para os educandos com transtornos de aprendizagem. Questões emocionais e sócio ambientais que podem estar interligadas aos transtornos de aprendizagem.

Disciplina 1: Aspectos Legais e Flexibilização Curricular para os Transtornos de Aprendizagem

Professora Mestre Juliana Irani Villanueva dos Reis

Ementa: Conceito e como realizar a flexibilização curricular e como deve ser realizada para os educandos com transtornos de aprendizagem.   

Disciplina 2: Aspectos Emocionais dos Sujeitos com Transtornos de Aprendizagem

Professora Especialista Alexandra Biral Faconti

Ementa: Questões emocionais e sócio ambientais que podem estar interligadas aos transtornos de aprendizagem.

Professora Mestre Neide Biodere

Ementa: Conceito e importância da metalinguagem. Componentes da metalinguagem. Comprometimento da metalinguagem e interfaces com os transtornos de aprendizagem.

Professora Mestre Zuleika Camargo Leite de Toledo

Ementa: Componentes da psicomotricidade. Aspectos psicomotores comprometidos nos transtornos de aprendizagem.

Ementa: Áreas corticais envolvidas com a linguagem e leitura. Processo de revisualização e reaudibilização. Como se dá a leitura. Transtornos de leitura (conceito e tipos). Dislexia. Identificação dos sinais de risco para leitura: ambientais, emocionais, cognitivos e neurobiológicos. Encaminhamentos de sujeitos com transtornos de aprendizagem, procedimentos e cautela. Avaliação dos aspectos de risco para transtornos de aprendizagem. Principais arcadores. Instrumentos de sondagem. O diagnóstico clínico realizado por equipe multidisciplinar, medidas educacionais aplicadas e possibilidades de intervenção nos transtornos de leitura.

Disciplina 1: Identificação de Sinais de Risco

Professora Mestre Raquel Maria Biral Faconti

Ementa: Identificação dos sinais de risco para leitura: ambientais, emocionais, cognitivos e neurobiológicos.

Disciplina 2: Encaminhamentos

Professora Especialista Simone Oliveira

Ementa: Encaminhamentos de sujeitos com transtornos de aprendizagem, procedimentos e cautela.

Disciplina 3: Avaliação

Professora Doutora Ronise Ribeiro Corrêa

Ementa: Avaliação dos aspectos de risco para transtornos de aprendizagem. Principais arcadores. Instrumentos de sondagem.

Disciplina 4: Diagnóstico, Intervenção Educacional e Psicopedagógica

Professora Doutora Ronise Ribeiro Corrêa

Ementa: O diagnóstico clínico realizado por equipe multidisciplinar, medidas educacionais aplicadas e possibilidades de intervenção nos transtornos de leitura.

Ementa: Avaliação dos aspectos de risco para transtornos de aprendizagem. Principais marcadores. Instrumentos de sondagem. O diagnóstico clínico realizado por equipe multidisciplinar, medidas educacionais aplicadas e possibilidades de intervenção nos transtornos de escrita. Encaminhamentos de sujeitos com transtornos de aprendizagem, procedimentos e cautela.

Disciplina 1: Avaliação

Professora Mestra Neide Biodere

Ementa: Avaliação dos aspectos de risco para transtornos de aprendizagem. Principais marcadores. Instrumentos de sondagem.

Disciplina 2: Diagnóstico

Professora Mestre Neide Biodere

Ementa: O diagnóstico clínico realizado por equipe multidisciplinar, medidas educacionais aplicadas e possibilidades de intervenção nos transtornos de escrita.

Ementa: Encaminhamentos de sujeitos com transtornos de aprendizagem, procedimentos e cautela. Medidas educacionais diferenciadas e flexibilização curricular. Instrumentos e procedimentos de intervenção psicopedagógica em transtornos de escrita. Áreas corticais envolvidas com a escrita. Como se dá a escrita. Transtornos de escrita (conceito e tipos) – Discaligrafia, disortografia, distúrbio de formulação e sintaxe.

Disciplina 1: Intervenção Educacional

Professora Mestre Neide Biodere

Ementa: Encaminhamentos de sujeitos com transtornos de aprendizagem, procedimentos e cautela. Medidas educacionais diferenciadas e flexibilização curricular.

Disciplina 2: Intervenção Psicopedagógica

Professora Especialista Simone Oliveira

Ementa: Instrumentos e procedimentos de intervenção psicopedagógica em transtornos de escrita.

Ementa: Áreas corticais envolvidas com a linguagem e conhecimentos matemáticos. Estruturas cognitivas. Discalculia.

Disciplina 1: Avaliação

Professora Mestre Raquel Correia Lemos Ferraz de Almeida

Ementa: Identificação dos sinais de risco para leitura: ambientais, emocionais, cognitivos e neurobiológicos.

Disciplina 2: Diagnóstico

Professora Mestre Raquel Correia Lemos Ferraz de Almeida

Ementa: O diagnóstico clínico realizado por equipe multidisciplinar, medidas educacionais aplicadas e possibilidades de intervenção nos transtornos de leitura.

Disciplina 3: Intervenção Educacional e Psicopedagógica

Professora Mestre Raquel Correia Lemos Ferraz de Almeida

Ementa: Encaminhamentos de sujeitos com transtornos de aprendizagem, procedimentos e cautela. Possibilidades de intervenção educacional e psicopedagógica a partir de flexibilização curricular e instrumentos de intervenção.

Ementa: Transtorno de aprendizagem e co-morbidades. TDA/H. Como intervir em co-morbidades de TDA/H e transtornos de aprendizagem. Medidas educacionais. Instrumentos e recursos de intervenção.

Disciplina 1: Intervenção Educacional

Professora Mestre Raquel Maria Biral Faconti

Ementa: Diretrizes gerais para intervenção educacional escolar com educandos que possuem transtornos de aprendizagem e comorbidades.

Disciplina 2: Intervenção Psicopedagógica

Professora Especialista Simone Oliveira

Ementa: Diretrizes gerais para intervenção psicopedagógica com educandos que possuem transtornos de aprendizagem e comorbidades.

Ementa: Conceito dos transtornos não verbais de aprendizagem e suas consequências para o desenvolvimento e aprendizagem.

Disciplina 1: Intervenção Educacional

Professora Mestre Raquel Maria Biral Faconti

Ementa: Medidas e procedimentos educacionais para auxiliar educandos com dificuldades não verbais de aprendizagem.

Disciplina 2: Intervenção Psicopedagógica

Professora Mestre Raquel Maria Biral Faconti

Ementa: Medidas e procedimentos educacionais para auxiliar educandos com dificuldades não verbais de aprendizagem.

Professora Doutora Bernadete Lema Mazzafera
Professor Especialista Gleiton Luiz de Lima

Ementa: Fundamentos da metodologia científica. Métodos e técnicas de pesquisa utilizados na área da educação. Comunicação entre orientador/orientando. Estruturação de um trabalho científico: delimitação do tema; estrutura e redação do projeto (Normas ABNT).

inscreva-se

Pós-Graduação “lato sensu” Especialização em Transtornos de Aprendizagem com Ênfase Educacional e Psicopedagógica

Matrícula

01 (uma) parcela de
R$ 285,00
(Duzentos e Oitenta e Cinco Reais)

Mensalidades

19 (dezenove) parcelas de
R$ 285,00
(Duzentos e Oitenta e Cinco Reais)

Aulas 100% ON-LINE

Aulas serão ON-LINE ao vivo mediadas por tecnologia, sem necessidade de encontros presenciais.

O Pagamento das Mensalidades serão Através de Transações Bancárias: > Depósito Bancário; > Transferência Bancária; > PIX.

Após a confirmação da inscrição, nossa equipe entrará em contato.

Profª Bernadete Lema Mazzafera​

Doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo – USP​

Doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo (2006). Mestre em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Possui graduações em Fonoaudiologia Pela Universidade Estácio de Sá (1983) e Direito pela Faculdade Pitágoras de Londrina (2012). Atualmente é docente titular do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unopar – Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias e do Mestrado em Ensino da Universidade de Cuiabá – Unic

Profª Ronise Ribeiro Corrêa

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo - USP

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo – USP (2019). Mestre também em Educação pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (2009). Graduada em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação do Paraná (2011). Possui experiência na área de Geociência, com ênfase em Ciências, Ciências Biológicas e Matemática no Ensino Fundamental, Médio e Superior, além de Metodologia do Ensino Superior.

Profª Juliana Irani Villanueva dos Reis

Mestre em Ensino pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Mestre em Ensino pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR (2016). Possui Graduação em Letras pela Faculdade de Jandaia do Sul (2002). Atualmente integra, como coordenadora, a equipe de Educação Especial do Núcleo Regional da Secretaria de Estado da Educação em Londrina, respondendo pelas áreas de Deficiência Intelectual, Deficiência Física Neuromotora e Altas Habilidades / Superdotação.

Profª Neide Biodere

Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP (2009). Possui Especializações em Língua Portuguesa pela Fundação Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jandaia do Sul (1996) e Psicopedagogia pelas Faculdades Integradas Espírita (2001). Graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Umuarama (1988). Experiência profissional de vinte e cinco anos em universidades como docente de graduação e pós-graduação. 

Profª Raquel Correia Lemos Ferraz de Almeida

Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (2012). Especialista em Educação Infantil pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR (2000). Possui Graduação em Letras pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (1994).

Profª Raquel Maria Biral Faconti

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (2006). Especialista em Educação Especial e Psicopedagogia pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina – CESULON (1994). Possui Graduação em Pedagogia, também pelo CESULON (1990). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia Educacional, Psicopedagogia e Reabilitação Humana.

Profª Zuleika Camargo Leite de Toledo

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (2002). Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade de Bandeirante de São Paulo – UNIBAN (1977). Tem experiência na área de Educação com ênfase em processos de formação profissional, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de ensino e de aprendizagem, ensino e educação em diferentes faixas etárias, aspectos científicos da qualidade de vida.

Profª Alexandra Biral Faconti

Especialista em Psicologia Clínica pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina

Especialista em Psicologia Clínica pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina – CESULON (1988). Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (1984).

Prof. Gleiton Lima

Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR (2008). Possui graduação em Jornalismo e História pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (1993). Possui experiência na área de Educação, com ênfase nos temas: história, educação, cidadania, sustentabilidade e ensino. Palestrante, conferencista e consultor em Sustentabilidade, Ética, Educação, Formação Humanística e Responsabilidade Integral.

Profª Simone de Oliveira

Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica pela Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí

Possui Especializações em Neuropsicopedagogia Clínica pela Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí (2018); Teoria Psicanalítica pela Faculdade São Braz (2017); Educação Especial, também pela Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí (2016). Graduada em Administração de Empresas e Rural pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cornélio Procópio (2000). 

Como Funciona

O curso será composto de 3 passos para a conclusão e obtenção do certificado.

Periodicidade

Curso ofertado pelo sistema de ensino a distância on-line com aulas ao vivo conectada e mediadas por tecnologia. Carga horária de 400 horas, sendo desenvolvido em 11 (onze) módulos, serão, em média, 02 (dois) encontros mensais, ministrados aos sábados das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Cronograma

Cronograma acadêmico do curso tem duração de 18 (dezoito) meses + apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), mediada por tecnologia, com a finalidade de avaliação.

Avaliação

Todos os módulos terão avaliação como forma de mensuração de nota. Para ter direito ao CERTIFICADO o aluno deverá cumprir no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) das atividades programadas do curso e atingir média final de 7,0 (sete). Avaliações serão de responsabilidade do professor ministrante do módulo.