Pós-Graduação “lato sensu” Especialização em Ludopedagogia com Ênfase na Educação

Conhecer os fundamentos teóricos e práticos da ludicidade para utilizá-los como recurso didático - metodológicos no processo de ensino e aprendizagem. Adquirir conhecimentos estruturantes para a aplicação do lúdico nos contextos de aprendizagem. Empregar recursos lúdicos para os diversos contextos e ambientes de relações humanas que versem conhecimento e convivência. Organizar e empregar o lúdico como estratégia de ensino e aprendizagem.

Periodicidade das Aulas

O curso terá uma carga horária de 420 (quatrocentas e vinte) horas, sendo dividido em 10 (dez) módulos de disciplinas, liberados 01 (um) módulo por mês. As aulas serão aos sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h, em média 02 (dois) encontros mensais.

Cronograma das Aulas

Cronograma acadêmico do curso tem a duração de 18 (dezoito) meses. No cômputo da carga horária, estão previstas atividades que serão acompanhadas por tutor a distância.

Como Funciona?

O curso de pós-graduação em Ludopedagogia com Ênfase na Educação, será disponibilizado no formato de Ensino a Distância – ON-LINE, aulas ao vivo mediadas por tecnologia.

Cronograma das Disciplinas

Professora Mestre Zuleika Camargo Leite de Toledo

Ementa: História do jogo e da brincadeira, no mundo e no Brasil, o jogo na educação, ludopedagogia.

Professora Mestre Raquel Maria Biral Faconti

Ementa: Aspectos neurobiológicos que podem ser desenvolvidos, otimizados pelo uso do lúdico.

Professora Mestre Raquel Maria Biral Faconti

Ementa: O lúdico como recurso estratégico para auxiliar na superação ou minimização das dificuldades de aprendizagem.

Professora Especialista Maria Amélia Solci

Ementa: O lúdico e os aspectos simbólicos emocionais para o ser humano.

Professora Especialista Luciana Adário Brandão
Professora Doutora Marta Regina Furlan de Oliveira

Ementa: Histórico, legislação, objetivos, a brinquedoteca no hospital, nas escolas, a brinquedoteca pública e em demais espaços.

Professora Doutora Ronise Ribeiro Corrêa

Ementa: Contribuições da teoria genética e os aspectos da ludicidade.

Professora Mestre Zuleika Camargo Leite de Toledo

Ementa: A psicomotricidade versada pela ludicidade. Uso do lúdico para o desenvolvimento psicomotor.

Professora Mestre Eliza Gerais Greca

Ementa: Aspectos e estratégias lúdicas utilizando materiais como plasticina e de técnicas de teatro e contação de histórias.

Professor Mestre Raphael Gustavo Testa

Ementa: Aspectos e estratégias lúdicas para a otimização do processo de ensino aprendizagem na educação infantil.

Professora Mestre Neide Biodere

Ementa: Aspectos e estratégias lúdicas para a otimização do processo de ensino aprendizagem no ensino fundamental e médio.

Professora Doutora Marta Regina Furlan de Oliveira
Professor Especialista Wilson Lima Saraiva da Fonseca

Ementa: Aspectos e estratégias lúdicas para a otimização do processo de ensino aprendizagem no ensino superior.

Professora Especialista Maria Amélia Solci

Ementa: Características comportamentais, emocionas e corpóreas da terceira idade e aspectos de ludicidade para a qualidade de vida, interações sociais, novas aprendizagens e perspectivas.

Professora Mestre Zuleika Camargo Leite de Toledo

Ementa: Metodologia de ensino e o uso do lúdico como estratégia de ensino aprendizagem.

Professora Doutora Bernadete Lema Mazzafera
Professor Especialista Gleiton Luiz de Lima

Ementa: Fundamentos da metodologia científica. Métodos e técnicas de pesquisa utilizados na área da educação. Comunicação entre orientador/orientando. Estruturação de um trabalho científico: delimitação do tema; estrutura e redação do projeto (Normas ABNT).

inscreva-se

Pós-Graduação “lato sensu” Especialização em Ludopedagogia com Ênfase na Educação

Matrícula

01 (uma) parcela de
R$ 295,00
(Duzentos e Noventa e Cinco Reais)

Mensalidades

19 (dezenove) parcelas de
R$ 295,00
(Duzentos e Noventa e Cinco Reais)

Aulas 100% Online​

Aulas ON-LINE ao vivo mediadas por tecnologia, sem necessidade de encontros presenciais.

O Pagamento das Mensalidades serão Através de Transações Bancárias: > Depósito Bancário; > Transferência Bancária; > PIX.

Após a confirmação da inscrição, nossa equipe entrará em contato.

Profª Bernadete Lema Mazzafera​

Doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo – USP​

Doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo (2006). Mestre em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Possui graduações em Fonoaudiologia Pela Universidade Estácio de Sá (1983) e Direito pela Faculdade Pitágoras de Londrina (2012). Atualmente é docente titular do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unopar – Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias e do Mestrado em Ensino da Universidade de Cuiabá – Unic

Profª Marta Regina Furlan de Oliveira

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá – UEM (2011). Mestre na mesma área e instituição (2003). Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (1999). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, Indústria Cultural, Teoria Crítica de Sociedade e Educação Infantil.

Profª Ronise Ribeiro Corrêa

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo - USP

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo – USP (2019). Mestre também em Educação pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (2009). Graduada em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação do Paraná (2011). Possui experiência na área de Geociência, com ênfase em Ciências, Ciências Biológicas e Matemática no Ensino Fundamental, Médio e Superior, além de Metodologia do Ensino Superior.

Profª Eliza Gerais Greca

Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR (2001). Especialista em Didática e Metodologia do Ensino pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR (1996). Possui Graduação em Educação Artística pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (1985). Atua como mosaicista no seu próprio atelier.

Profª Neide Biodere

Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP (2009). Possui Especializações em Língua Portuguesa pela Fundação Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jandaia do Sul (1996) e Psicopedagogia pelas Faculdades Integradas Espírita (2001). Graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Umuarama (1988). Experiência profissional de vinte e cinco anos em universidades como docente de graduação e pós-graduação. 

Prof. Raphael Gustavo Testa

Mestre em Exercício Físico na Promoção da Saúde pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Mestre em Exercício Físico na Promoção da Saúde pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR (2018). Especialista em Metodologia da Ação do Docente pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (2007). Possui graduação em Educação Física pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR (2001). Tem experiência na área de Educação Física Escolar.

Profª Raquel Maria Biral Faconti

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (2006). Especialista em Educação Especial e Psicopedagogia pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina – CESULON (1994). Possui Graduação em Pedagogia, também pelo CESULON (1990). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia Educacional, Psicopedagogia e Reabilitação Humana.

Profª Zuleika Camargo Leite de Toledo

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (2002). Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade de Bandeirante de São Paulo – UNIBAN (1977). Tem experiência na área de Educação com ênfase em processos de formação profissional, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de ensino e de aprendizagem, ensino e educação em diferentes faixas etárias, aspectos científicos da qualidade de vida.

Prof. Gleiton Lima

Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR (2008). Possui graduação em Jornalismo e História pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (1993). Possui experiência na área de Educação, com ênfase nos temas: história, educação, cidadania, sustentabilidade e ensino. Palestrante, conferencista e consultor em Sustentabilidade, Ética, Educação, Formação Humanística e Responsabilidade Integral.

Profª Luciana Adário Brandão

Especialista em Trabalho Pedagógico pela Universidade Estadual de Londrina - UEL

Especialista em Trabalho Pedagógico pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (2005). Possui Graduação em Pedagogia pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina – CESULON (1993). Atualmente é docente da Faculdade Pitágoras de Londrina e docente do ensino fundamental da Prefeitura Municipal de Londrina, atuando como Gerente da Educação Integral do Município de Londrina.

Profª Maria Amélia Solci

Especialista em Psicologia Clínica pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina

Especialista em Psicologia Clínica pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina – CESULON (1988). Possui Graduação em Psicologia, também pela mesma instituição.

Prof. Esp. Wilson Saraiva

Especialista em Pedagogia Empresarial pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR

Especialista em Pedagogia Empresarial pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR (2008). Possui graduação em Marketing e Propaganda pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR (2007). Atualmente é docente do Centro Universitário Filadélfia – UNIFIL e proprietário do Instituto Verb de Pedagogia e Comunicação empresarial.

Como Funciona

O curso será composto de 3 passos para a conclusão e obtenção do certificado.

Periodicidade

Curso ofertado pelo sistema de ensino a distância on-line com aulas ao vivo conectada e mediadas por tecnologia. Carga horária de 420 horas, sendo desenvolvido em 14 (quatorze) módulos, serão, em média, 02 (dois) encontros mensais, ministrados aos sábados das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Cronograma

Cronograma acadêmico do curso tem duração de 18 (dezoito) meses + apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), mediada por tecnologia, com a finalidade de avaliação.

Avaliação

Todos os módulos terão avaliação como forma de mensuração de nota. Para ter direito ao CERTIFICADO o aluno deverá cumprir no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) das atividades programadas do curso e atingir média final de 7,0 (sete). Avaliações serão de responsabilidade do professor ministrante do módulo.